As mulheres inspiradoras que já passaram pela TOPVIEW
A data não é exatamente de celebração, mas marca um movimento histórico de luta e resistência das mulheres por seus direitos. Oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975, ainda no começo do século, em 1910, a jornalista alemã Clara Zetkin sugeria a criação de um dia dedicado à luta das mulheres, durante a Segunda Conferência Internacional de Mulheres. Onze anos mais tarde, em 1921, foi decidido durante a Conferência Internacional das Mulheres Comunistas que 8 de março seria a data oficial.
Hoje, para prestigiar todos esses anos de dedicação à garantia dos direitos básicos às mulheres, selecionamos reportagens e entrevistas com personalidades que inspiram e motivam esse movimento. Confira!
A escritora curitibana radicada em São Paulo traz, em seu novo livro, reflexões sobre as relações maternas e dinâmicas do cuidado na atualidade.
A paranaense de 92 anos coleciona obras de arte e moda adquiridas em suas viagens pelo mundo – além de muitas boas histórias.
A escritora curitibana, autora de mais de 20 títulos, resiste diante da desvalorização da arte com a sua principal arma: a escrita.
Chef à frente do Quintana Gastronomia, Gabriela Carvalho mobilizou pessoas e projetos para ajudar quem precisava durante a pandemia.
A mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard (EUA) e estrategista de políticas públicas reflete sobre os caminhos para o futuro do planeta e da natureza.
Jornalista, ex-editora do jornal The New York Times e professora da Arizona State University, a brasileira reflete sobre o futuro do jornalismo.
Especialista e consultora internacional em saúde global e mestre em saúde pública, Shaikh reflete sobre o impacto do coronavirus e o futuro da saúde pública global.
O lugar de fala é dos negros, de quem vivencia essa realidade no Brasil todos os dias — mas o problema do racismo é de todos nós. Conheça a história da ginasta, que foi a primeira brasileira campeã mundial no esporte
A modelo curitibana, que já rodou o mundo, conversou com a TOPVIEW sobre sua trajetória profissional e o momento de introspecção que vive aos 35 anos.
A diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe luta para transformar os indicadores de saúde no Brasil. Na conversa, fala sobre os desafios da saúde para crianças e adolescentes e seu chamado para a união em prol da saúde pública de qualidade e para todos
A pesquisadora, da Universidade Federal do Paraná, fala sobre sua trajetória reconhecida internacionalmente, os cortes de verba nas universidades públicas e a nova onda de agrotóxicos liberados no país
Outras matérias que contam histórias de mulheres
Mulheres repensam os padrões de beleza e assumem o grisalho em um movimento pela liberdade.
Como costureiras terceirizadas – a maioria mulheres bolivianas – enfrentam a pandemia da Covid-19 em condições precárias e exploratórias.
As mulheres que fizeram história no Paraná
Elas ajudaram a construir a história de Curitiba e, aqui, contamos um pouco das suas próprias.
“Mulheres do mundo, unam-se”: um guia de sororidade
O slogan usado na década de 1960 ainda se mantém atual — e hoje é impulsionado pela sororidade, conceito que representa a união entre mulheres.
Idadismo e como isso afeta as mulheres
Acima dos 50, a idade é colocada como definidor de possibilidades e identidade – mas muitas mulheres lutam contra os estereótipos.