Uma por todos - TOPVIEW

Uma por todos

Chef à frente do Quintana Gastronomia, Gabriela Carvalho mobilizou pessoas e projetos para ajudar quem precisava durante a pandemia

Compartilhe

Por seus projetos sociais e sua trajetória, é a homenageada do ano do Prêmio TOPVIEW Gastronomia


Quando se chega ao número 1.440 da Avenida do Batel, é fácil esquecer que estamos em uma das ruas mais movimentadas da cidade. O trânsito é intenso, mas ali dentro não poderia haver mais paz: um refúgio com muito verde, mesas embaixo das árvores e flores. O Quintana Gastronomia representa bem a aura de Gabriela Carvalho, chef e idealizadora da casa: “um ser vivo cheio de alma”, como descreve o espaço.

Mal sentamos para a entrevista e Gabi, como é conhecida, me convida para conhecer o lugar. Antes de mais nada, apresenta suas queridas, as abelhas, que chegaram ali em 2012. Antes de abrir a colmeia, pede licença a elas para apresentá-las. A cena é um importante retrato da personalidade da chef, que cria, em seu pedaço de natureza na região central da cidade, o mundo em que acredita: um lugar sustentável e ecológico, que respeita a vida em todas as suas formas e revoluciona a humanidade por meio da alimentação.

“(…) a união e o amor transformam qualquer realidade.”

Uma semana após fechar as portas por conta das medidas de isolamento social, Gabi sentiu a necessidade de voltar ao restaurante. Desta vez, para fazer marmitas para as pessoas vulneráveis da Região Metropolitana de Curitiba. “Na segunda semana, vi que não ia aguentar [ficar em casa]. Pensei: é muito especial estar com a minha família, mas e as pessoas que perderam tudo?”, conta.

Graças às suas conexões, reuniu voluntários e começou a ação com dois parceiros. No primeiro dia, produziram 150 marmitas, no dia seguinte, 350. Hoje, são 75 voluntários. Pouco depois, o estacionamento do Quintana virou ponto de venda de cestas de produtos orgânicos que provêm diretamente do produtor, com parte do lucro revertida para doações. “Já fazem seis meses que estamos na revolução. Nós vamos somando forças e
[a ação] vai crescendo. A pandemia trouxe o reflexo do que é a união – e a união e o amor transformam qualquer realidade”, defende. Pelo conjunto de sua obra e pela sua trajetória, Gabriela foi homenageada como
Hors Concours nesta edição do Prêmio TOPVIEW Gastronomia.

Conhecida por sua alegria contagiante e sua disposição, Gabriela também sabe a importância de se mostrar vulnerável. Foi assim que muitos a conheceram, por meio de um vídeo que viralizou no Instagram. Seu desabafo sobre as dificuldades e a falta de apoio governamental ao setor da gastronomia ficou conhecido como o “choro da gastronomia” e foi compartilhado por diversos chefs, empresários e profissionais da área.

A chef também já viajou o mundo e, hoje, no Quintana, mantém um cardápio diferente a cada dia, inspirado em várias regiões do globo. Do lado de fora, quase tudo é comestível, já que Gabi cultiva PANCs, as plantas alimentícias não convencionais. A água da chuva é captada e todas as sobras são compostadas. Ela pratica a ecogastronomia cultural e levanta a bandeira do desperdício zero. Se a revolução por um mundo melhor pode começar no prato, Gabriela sabe bem como servi-lo.

A premissa da casa segue a frase célebre de Mario Quintana: “amar é mudar a alma da casa”, o que vale,  também, para o relacionamento entre os funcionários. Durante a entrevista, Gabi se despede de todos os colaboradores de forma afetuosa – e brevemente me conta a história de cada um. Vários estão com ela desde o início da casa, há 12 anos. Por isso, convidamos alguns deles para falar sobre a homenageada do ano.

“Gabriela é minha abelha-rainha. Mulher dinâmica, atemporal, sem limites e fronteiras, meiga e enérgica, de um dulçor inestimado com o próximo e exigente e perfeccionista consigo mesma. Um lindo mistério.”

– Fabrício Thomaz (esposo).

 

“Mulher forte, destemida, autoconsciente do seu papel para com a mundo, a sociedade e a alimentação.” – Anna Paula Pereira.

 

“De um coração tão grandioso que não lhe cabe no peito. Exemplo de doação social.”

– Rogério Moreira.

 

“A Gabriela tem essa energia sobre-humana que nos contagia e nos move sempre para o bem.”

– Ilana Coutinho.

*Matéria originalmente publicada na edição #242 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation