TOPVIEW

Arquitetura, arte e design se reúnem pela 1ª vez em casa assinada por Vilanova Artigas para exposição

A mostra ABERTO/02 reúne uma edição limitada da Estante Artigas 166, criada para sua filha, ao lado de obras de arte

Palco da boa arquitetura modernista paulista, pela primeira vez a casa assinada por Vilanova Artigas em 1974 no Alto da Boa Vista receberá a Mostra Aberto/02, integrando arquitetura, arte e design, com inauguração no dia 13 de agosto de 2023.

Curitibano de nascimento, João Batista Vilanova Artigas atuou no ambiente cultural paulistano e exerceu grande influência entre os arquitetos locais, até se tornar um mentor na arquitetura moderna, hoje conhecida como Escola Paulista.

A ETEL, editora de design fundada por Etel Carmona, lança durante a segunda edição da ABERTO, a edição limitada da Estante Artigas 166, desenhada pelo arquiteto Vilanova Artigas em 1983, sob medida para a casa da sua filha Rosa Camargo Artigas, que passa a ser editada pela primeira vez em parceria com o Instituto Virgínia e Vilanova Artigas – fundado em 2020 e dedicado à memória do arquiteto e de sua companheira. 

Estante editada pela Etel
(Foto: divulgação)

O móvel tem o formato quadrado, com 9 nichos, cinco vazados e três fechados com portas de fórmica colorida – vermelho, amarelo e azul – tons primários que dialogam com a coloração de muitas das obras do arquiteto modernista. Para essa edição especial, a estante será comercializada em três configurações – completa, vertical e horizontal, a partir do estudo da peça original e dos esboços do próprio Artigas

Serão produzidas até 30 unidades do módulo completo e 15 das versões menores vertical e horizontal, com certificação da ETEL e do Instituto. 

Rosa Artigas e a Estante editada pela Etel
Rosa Artigas e a Estante (Foto: divulgação)

A residência, local para o ABERTO/02, foi escolhida criteriosamente porque preserva suas características originais trazendo referências à Vilanova Artigas e sua trajetória na arquitetura brasileira.

A exposição contará com obras de arte exclusivas de artistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Lygia Clark, e também obras inéditas no Brasil, incluindo uma do impressionista francês Edgar Degas, datada de 1884, que já pertenceu à coleção Ann e Gordon Getty. 

A pintura a Saída do Banho de 1884 de Edgar Degas - crédito Aveda Divulgação
A pintura a Saída do Banho de 1884 de Edgar Degas (Foto: divulgação)

A curadoria foi realizada por Claudia Moreira Salles, Kiki Mazzucchelli e Filipe Assis, prezando pela qualidade dos trabalhos escolhidos.

ASSISTA ao episódio dedicado à Vilanova Artigas na Websérie ATEMPORAL da Michelangelo Mármores

 

Serviço

Quando: de 13 de agosto a 17 de setembro
Onde: Rua Comendador Elias Zarzur, 2036 – Alto da Boa Vista, São Paulo – SP
Ingressos: compre aqui.
Mais informações: clique aqui.

Deixe um comentário