TOPVIEW

A maratona de abertura das itinerâncias da 35ª Bienal

Após o sucesso de crítica e público no Pavilhão da Bienal, as coreografias do impossível vão desembarcar em quatro cidades diferentes

No segundo semestre de 2023, a 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível assumiu o protagonismo no cenário artístico e cultural paulista. Agora, prepara-se para uma jornada em 2024, levando parte de suas obras por meio do programa de mostras itinerantes, realizado pela Fundação Bienal de São Paulo de forma consistente desde 2011, com a 29ª edição da mostra.

Em março, o itinerário começou no dia 5 no Sesc São José do Rio Preto e segue mês adentro, abrindo em mais três cidades: dia 12 no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, dia 20 em sua primeira jornada internacional no Malba e no Palácio Pereda, em Buenos Aires, Argentina, e depois segue para o norte do Brasil no dia 03 de abril para a abertura de Belém do Pará no Museu de Arte de Belém. Mais informações sobre as exposições estão disponíveis aqui.

Luana Vitra – Céu é sutura de um teto que desaba: chão, 2018. (Foto: Everton Ballardin)

A 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível explora as complexidades e urgências do mundo contemporâneo, abordando transformações sociais, políticas e  culturais. A curadoria busca tensionar os espaços entre o possível e o impossível, o visível e o invisível, o real e o imaginário, dando voz a diversas questões e perspectivas de maneira poética. A coreografia, entendida como um conjunto de movimentos centrados no corpo que desafia limites, considera diversas trajetórias e áreas de atuação, criando estratégias para enfrentar desafios institucionais e curatoriais. As coreografias do impossível geram suas próprias relações, tempos e espaços, oferecendo uma experiência marcante aos visitantes.

Para os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, é significativo que a exposição viaje por todas as regiões do país e internacionalmente: “Os debates propostos pela 35ª Bienal atravessam inúmeros territórios de todo o mundo; assim, que as coreografias do impossível não estejam restritas ao Pavilhão da Bienal é de extrema importância para o trabalho realizado”.

Andrea Pinheiro, presidente da Bienal, destaca a importância deste momento: “As itinerâncias da Bienal de São Paulo, implementadas como programa institucional permanente há mais de uma década, reforçam que a mostra é um patrimônio de todos os brasileiros e leva a produção artístico-curatorial do Brasil para o mundo”.

Carnaval em Salvador, desfile do Afoxé Kori Efan, 2019. Zumví arquivo afro fotográfico. (Foto: Lázaro Roberto)

Curitiba em destaque

A exposição, que foi um sucesso de público e crítica em 2023, segue aberta ao público até o dia 26 de março com um recorte especial, sendo um dos maiores fora de São Paulo. Aqui, serão 16 participantes: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana YanomamiAmos GitaïAnna BoghiguianDayanita SinghGabriel Gentil TukanoGeraldine JavierKatherine DunhamLuana VitraMaya DerenMin Tanaka e François PainMorzaniel ƗramariRosana PaulinoSammy BalojiSonia GomesTadáskía e Zumví Arquivo Afro Fotográfico.

Sobre a Fundação Bienal de São Paulo

Fundada em 1962, a Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada sem fins lucrativos e vinculações político-partidárias ou religiosas, cujas ações visam democratizar o acesso à cultura e estimular o interesse pela criação artística. A Fundação realiza a cada dois anos a Bienal de São Paulo, a maior exposição do hemisfério Sul, e suas mostras itinerantes por diversas cidades do Brasil e do exterior. A instituição é também guardiã de dois patrimônios artísticos e culturais da América Latina: um arquivo histórico de arte moderna e contemporânea referência na América Latina (Arquivo Histórico Wanda Svevo), e o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Fundação, projetado por Oscar Niemeyer e tombado pelo Patrimônio Histórico. Também é responsabilidade da Fundação Bienal de São Paulo a tarefa de idealizar e produzir as representações brasileiras nas Bienais de Veneza de arte e arquitetura, prerrogativa que lhe foi conferida há décadas pelo Governo Federal em reconhecimento à excelência de suas contribuições à cultura do Brasil.

Serviço

35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Programa de mostras itinerantes
Itinerância Palácio Pereda e Malba
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel

São José do Rio Preto – Sesc Rio Preto
visitação: 6 mar – 26 mai 2024
sescsp.org.br/unidades/rio-preto/

Curitiba – Museu Oscar Niemeyer
visitação: 13 mar – 26 mai 2024
ter – dom, 10h – 18h (última entrada: 17h30)
www.museuoscarniemeyer.org.br/

Buenos Aires – Palácio Pereda e Malba
20 mar – 27 mai 2024

Palácio Pereda
Rua Adjacente Cerrito, 1350 (Microcentro)
ter– sáb, 12h – 20h
Entrada gratuita

MALBA
Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires
Av Figueroa Alcorta, 3415 / www.malba.org.ar
qui – seg, 12h – 20h; qua, 11h – 20h

Belém – Museu de Artes de Belém
02 abr – 26 mai 2024
mabe.belem.pa.gov.br/

*Curadoria de Adriano Tadeu Barbosa

Deixe um comentário