SELF SAúDE

Water to be healthy! Veja por que beber água no inverno é muito importante

O corpo deve ficar hidratado em todas as estações para ter boom funcionamento, de acordo com a médica Camilla Lewin

O corpo humano é composto por cerca de 60% a 70% de água. Beber bastante líquido é vital para o bom funcionamento do organismo. Mas se no verão muitos deixam de tomar água, mesmo com o calor aguçando a sede, no tempo mais frio pode ser ainda mais difícil. 

“Geralmente no inverno sentimos menos sede devido a temperaturas mais baixas , mas o ar é mais seco com baixa umidade, sendo muito importante a continuidade na manutenção de beber água para evitar a desidratação, que ocorre de forma mais silenciosa”, explica a médica Camilla Lewin

Por isso, é tão importante beber o líquido seja qual for a estação. “Nosso corpo é constituído de 60-70 % de água , e todo o nosso metabolismo, digestão e reações químicas dependem de água. Por isso, pessoas que bebem pouca água podem ter diversos problemas, desde uma simples dor de cabeça até um choque hipovolêmico”, pontua. 

LEIA TAMBÉM: Topolino: novo mini carro elétrico da Fiat impulsiona buscas pelo Fiat 500

A médica elencou outros problemas de saúde que beber pouca água pode ocasionar: “Pele ressecada, Mau hálito, Constipação intestinal, Infecção urinária, Cálculo renal, Gota, Dores articulares, Confusão mental, Desorientação, Dificuldades respiratórias, entre outros”. 

Camilla diz que frutas mais hidratantes, como abacaxi, laranja, mamão, melancia e melão também ajudam a hidratar. Elas possuem boa quantidade de água e ajudam na hidratação do organismo”. 

Águas saborizadas e sucos também podem ajudar quem tem dificuldades de beber o líquido. “Essas bebidas ajudam as pessoas que não costumam beber água, mas vale salientar que não existe bebida melhor para a hidratação do que a água pura, sendo importante para essas pessoas irem aos poucos se acostumando a beber água”, enfatiza. 

LEIA TAMBÉM: COIN convida chef Eva dos Santos para a terceira edição de ‘Dois Chefs, Um Menu’

Segundo Camilla, existem vários fatores que interferem na quantidade de água que devemos beber: “Temperatura, Peso, Idade, Atividade física, Umidade relativa do ar, Doenças pré- existentes, Alimentação.’

Visando facilitar o cálculo da quantidade de água que se deve beber por dia, na prática foram criadas algumas equações :  

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): 

• Quantidade de água (ml) = Peso (kg) x 35 (ml)  

 Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte: 

• Sedentário: 

Quantidade de água (ml) = Peso (kg) x 33 (ml) 

• Praticante de atividade física: 

Quantidade de água (ml) = Peso (kg) x 45 (ml)”.

Vale ressaltar que beber água em excesso pode ser tão prejudicial como beber pouca, de acordo com a profissional da saúde. “Isso porque ocorre uma diluição sanguínea , diminuindo a concentração de eletrólitos, tais como a hiponatremia, que é a diminuição do sódio no sangue. Podendo causar em última instância até edema cerebral. Por isso não se deve beber mais do que 50 ml por kg corporal”, completa.

Deixe um comentário