Tempo de mudanças: Como celebrar a Páscoa em meio a pandemia?
A pandemia do coronavírus gerou mudanças na rotina do mundo inteiro neste ano, principalmente. A Páscoa, que geralmente é uma data para reunir toda a família e celebrar em conjunto, é o primeiro feriado do ano que sofre com essas consequências, já que é preciso se resguardar e ficar em casa para evitar a disseminação da doença. Para aproveitar o feriado se aproximando do que seria o tradicional, separamos algumas dicas para colocar em prática em casa e junto à família!
LEIA TAMBÉM: Seis brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa
Almoço de Páscoa feito por toda a família
Já que todos estão em casa, de quarentena, que tal convocar toda a família para cozinhar o menu de Páscoa no domingo? As opções são diversas, como bacalhau ao forno (o da foto), bolinho de bacalhau (que harmoniza muito com uma cerveja artesanal), bacalhau da Noruega, e, para fugir do tradicional, nhoque de mandioquinha recheado com provolone!
Ah! E além disso, tem a sobremesa, não é? Uma opção ótima é o cannoli de siciliano do chef Henrique Campos.
Para a refeição, uma ótima dica também é arrumar a mesa como se fosse receber a família inteira em casa, além de colocar a melhor roupa e até se maquiar!
Assistir as celebrações religiosas online
Ideal para os mais religiosos e que são acostumados a ir à igreja neste período, a dica é ficar de olho nos sites e redes sociais das comunidades, pois muitas delas farão missas e cultos online.
Para os católicos, o Papa Francisco faz uma cerimônia online nesta quinta (9) às 18h e na sexta-feira Santa, também às 18h. No Domingo de Páscoa, a missa acontece às 11h. Todas as celebrações são transmitidas pelos canais do Vaticano no Youtube e Facebook.
Fazer videoconferências
Muitos dizem que a tecnologia aproxima as pessoas e esse é um momento propício para utilizar ela para isso! Usar o feriado de Páscoa para fazer uma ligação de vídeo para um amigo que não conversa há anos ou mesmo para um familiar próximo pode ser uma experiência libertadora!
Para facilitar, várias redes sociais disponibilizam essa ferramenta, como o Whatsapp, o Instagram, o Messenger, e outros como Zoom, FaceTime, Skype etc.
Usar o momento para refletir e agradecer
Outra experiência que pode ser libertadora na Páscoa é a meditação com o propósito de agradecer. Diante neste período de quarentena que estamos vivendo, muitas pessoas estão colocando as vidas em risco para salvar outras — como os profissionais de saúde — e outras estão em situações muito difíceis. Que tal sentar no seu cantinho favorito da casa, fechar os olhos, pensar em tudo o que tem de bom ao seu redor e agradecer? Além de ser relaxante, faz muito bem para a saúde mental!
Inovar nas brincadeiras temáticas
As brincadeiras de Páscoa são as coisas que mais anseiam as crianças neste período, né? A caça aos ovos, por exemplo, é uma brincadeira super legal que pode ser colocada em prática neste ano. Além dela, a pintura de ovos de galinha pode ser divertida, além da criação de um varal de coelhinhos para decorar a casa! Aqui, você pode conferir várias dicas e o passo a passo de brincadeiras da nossa colunista Danielle Sommer.