ESTILO

Sonia Petri, a Dama do Vinho

Elis Cabanilhas fala sobre a ex-proprietária da vinícola no Priorato, na região da Catalunha

Pouquíssimas mulheres tiveram um papel tão impactante no cenário do vinho aqui do Paraná como Sonia Petri. Com sofisticação e elegância – e um conhecimento técnico ímpar –, Sonia abriu mercados, compartilhou seu conhecimento e formou discípulos que replicam seus ensinamentos até hoje.

Lembrada neste lado do Atlântico como nossa “Dama do Vinho”, ela deixa saudades de uma época em que o mundo do vinho começava a entrar em ebulição. Uma das pessoas mais importantes na minha formação profissional e pessoal, me abriu os olhos e o paladar para um mundo fascinante, bem como me ensinou técnicas diferenciadas de degustação.

Ensinou, principalmente, a ouvir e a sentir o trabalho das pessoas que engarrafam seus sonhos em forma de vinhos.

Desde cedo, Sonia abraçou o mundo. Trabalhou como comissária de voo da Swissair até conhecer seu marido, o italiano Alberto Petri. Assim que casaram, foi viver sua história na Europa e é de lá que vem sua formação no mundo do vinho.

Sonia é enóloga e sommélière formada pela A.I.S. Associazione Italiana de Sommelier e pela Universitá degli Studi di Milano, entre outras instituições. Desenvolveu estudos em várias regiões produtoras de vinho, como Alsácia, Sicília, Langhe, Montalcino e Bordeaux (aqui, no renomado Château Haut-Laffi te). Também foi proprietária de uma vinícola no Priorato, na região da Catalunha.

Depois de muitos anos morando na Europa, voltou ao Brasil em 2004, permanecendo até 2015, baseada em Curitiba. Durante esse período, compartilhou seu conhecimento, como professora, no curso de Sommelier do Centro Europeu, bem como fez a ponte para diversos produtores europeus que buscavam uma oportunidade no mercado brasileiro.

Sonia movimentou a cidade com badalados jantares harmonizados – em um momento em que ainda era raro esse formato de evento – e conduziu palestras e bate-papos para enófilos ávidos por conhecimentos mais profundos.

Abriu as portas para um caminho que nunca mais se fechou! Hoje, o mundo do vinho ferve em Curitiba, repleto de eventos dos mais diferentes estilos.

Hoje, Sonia vive no Sul da Espanha. Incansável como sempre, ainda desenvolve muitos trabalhos no meio: é colunista da Revista Vinícola e produz eventos enológicos no badalado circuito de Marbella.

O mundo ficou pequeno, um oceano é muito pouco para nos separar de quem gostamos. Mas que faz falta a presença da Sonia por aqui, ah, isso faz!

*Coluna originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário