Litoral do Paraná recebe sessões gratuitas de cinema ao ar livre
De 11 a 20 de abril, a cidade de Paranaguá e a Ilha do Mel (Nova Brasília – Praia do Trapiche) recebem estreias brasileiras e filmes clássicos que marcaram diferentes gerações,que poderão ser assistidos em telões especiais montados exclusivamente para o evento. Será a segunda edição do Cineguá, promovido pela prefeitura do município. “O público poderá conferir clássicos do cinema em versão restaurada, exibidos em telões com mais de 400 polegadas, montados em locais emblemáticos de Paranaguá, sendo na Estação Ferroviária de Paranaguá e na Praia do Trapiche, em Nova Brasília. Essa é uma oportunidade para os moradores sentirem a experiência da sétima arte no ‘quintal de casa’”, comenta Antônio Gonçalves Jr., um dos idealizadores do Cinenaguá.
Entre algumas das produções na programação, estão os clássicos “Nosferatu – O Vampiro”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, “Luzes da Cidade”, as animações “O Rei Leão” e “Ponyo – Uma Amizade que veio do Mar” e as estreias na cidade de longas brasileiros como “Oeste Outra Vez”, com Babu Santana e Angelo Antonio e “Virginia e Adelaide”, dirigido por Yasmin Thainá e Jorge Furtado, além de clássicos brasileiros recentes como “Durval Discos”, “Para Minha Amada Morta”, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Parque ecológico no litoral paranaense promove oficina de biocosmética
Além das exibições, o Cinenaguá ainda promove um bate-papo especial com o premiado diretor Aly Muritiba, um dos nomes mais relevantes do cinema brasileiro contemporâneo, responsável por filmes como “Deserto Particular”, “Jesus Kid” e a série da MAX, “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, junto com o ator Fernando Alves Pinto. Juntos eles falarão sobre os 10 anos do lançamento de “Para Minha Amada Morta”.O curta-metragem parnanguara “Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo”, de Juan Roseno, também está na programação. O mini documentário fala sobre o abandono dos casarões e arquitetura parnanguara no Centro Histórico, que trazem o estilo colonial brasileiro, com construções neoclássicas e que seguem resistindo em meio ao abandono.
Na cidade de Paranaguá, as sessões ocorrem de 11 a 13 de abril, na Estação Ferroviária, em que um telão especial será montado para as exibições. Já de 18 a 20 de abril, as exibições ocorrem na Praia do Trapiche, em Nova Brasília.
Programação
Filme: Contatos Imediatos do Terceiro Grau
Sessão: 11 de abril, às 19h, Estação Ferroviária de Paranaguá
Filme: Virgínia e Adelaide
Sessões: 12 de abril, às 16h, Saguão da Estação Ferroviária de Paranaguá (Exibição com audiodescrição e LIBRAS) e 12 de abril, às 20h30, Estação Ferroviária de Paranaguá
Filme: “Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar”
Sessão: 12 de abril, às 18h30, Estação Ferroviária de Paranaguá
Filme: Durval Discos
Sessão: 13 de abril, às 16h, Saguão da Estação Ferroviária de Paranaguá (Exibição com audiodescrição e LIBRAS) e 19 de abril, às 18h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel
Filme: O Rei Leão
Sessão: 13 de abril, às 18h30, Estação Ferroviária de Paranaguá (Exibição com audiodescrição ao vivo) e 18 de abril, às 18h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel
Filme: Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo
Sessão: 13 de abril, às 20h, Estação Ferroviária de Paranaguá
Filme: Nosferatu – O Vampiro
Sessão: 13 de abril, às 20h30, Estação Ferroviária de Paranaguá
Filme: “Oeste Outra Vez”
Sessão: 18 de abril, às 20h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel (Sessão com acessibilidade via aplicativo)
Filme: Stop Making Sense
Sessão: 19 de abril, às 20h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel
Filme: Luzes da Cidade
Sessão: 20 de abril, às 18h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel
Filme: “Para Minha Amada Morta
Sessão: 20 de abril, às 20h30, Praia do Trapiche – Nova Brasília – Ilha do Mel