ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

A força do design latino: Heimtextil Colombia 2025 conecta inovação e tradição têxtil

De 8 a 10 de abril de 2025, Medellín será novamente o epicentro do design de interiores e da indústria têxtil para o lar nas Américas, e eu estarei presente, a convite da Inexmoda, organizadora do evento, para acompanhar. A cidade receberá a segunda edição da Heimtextil Colombia, feira organizada pela Inexmoda sob licença da Messe Frankfurt, reunindo mais de 110 expositores de 13 países, 1.400 compradores internacionais e 4.000 visitantes especializados.

Em um cenário impulsionado pelo crescimento do turismo, da hotelaria e da gastronomia, a feira consolida a importância da América Latina como protagonista no mercado global de têxteis para o lar. De acordo com a Euromonitor, o mercado global de hospedagem alcançará US$ 1,04 trilhão em 2025, com a América Latina crescendo acima da média mundial, a uma taxa de 8%.

Heimtextil Colombia surge, então, como uma vitrine para o talento, a inovação e a sustentabilidade que caracterizam a indústria têxtil da região. Empresas como a Lafayette, com mais de 80 anos de história, apresentarão soluções têxteis tecnológicas e sustentáveis, destacando sua infraestrutura de mais de 80 mil m² e o uso de inteligência artificial para inspeção automatizada de tecidos — uma inovação única na América Latina.

(Foto: divulgação)

LEIA TAMBÉM: Gian Castelli apresenta banco Pescare no Salão Móvel de Milão

“O crescimento do setor têxtil-lar na América Latina demonstra seu potencial global, posicionando a Heimtextil Colombia como uma plataforma de inovação, design e sustentabilidade em um mercado resiliente e em constante evolução”, declara Sebastián Díez, presidente executivo da Inexmoda.

(Foto: divulgação)

Entre os destaques da feira estarão projetos imersivos como o Creative Colombia, que mostrará aplicações inovadoras de têxteis em espaços de hospitalidade, e o Kitchen by Heimtextil Colombia, que colocará a cozinha — o novo centro social do lar — no foco das tendências de design e inovação para o setor HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafeterias).

(Foto: divulgação)

Além disso, o Set de Conhecimento reunirá especialistas para discutir o futuro do habitat, as dinâmicas urbano-rurais e a regeneração sustentável da cadeia de valor têxtil.

Com o tema “Future Continuous”, Heimtextil Colombia 2025 apresenta três grandes eixos de tendências:

  • Naturalmente Irregular: a valorização da produção artesanal e das fibras naturais;

  • Radicalmente Reestruturado: a descentralização e a inovação sustentável nos processos produtivos;

  • Regenerativo: o foco em materiais que promovem a economia circular e a biofabricação.

A posição estratégica da Colômbia, sua rede de tratados de livre comércio e a qualidade da sua produção têxtil reforçam ainda mais o seu papel como hub regional e global. A categoria “Hogar” (lar) é a única dentro do setor têxtil colombiano com superávit na balança comercial, reflexo do crescimento da demanda por soluções de alta qualidade em hotelaria, gastronomia e residências de alto padrão.

Leonor Hoyos, diretora de feiras da Inexmoda, resume: “A essência latino-americana e seu valor único fazem da Heimtextil Colombia um evento imprescindível para quem deseja inovar, se conectar e expandir no mercado global de têxteis para o lar.”

Heimtextil Colombia 2025 promete ser mais do que uma feira: será um laboratório de criação, um palco de tendências e uma plataforma estratégica para a expansão internacional do design latino-americano.

Deixe um comentário