ESTILO

Sabor do Marrocos

A viagem da chef Joy Perine, do Zea Maïs, ao Marrocos, rendeu frutos por aqui. Entre os dias 25 e 28 de agosto, o restaurante apresenta o menu Tasting Marrocos, com pratos de inspiração marroquina. O cardápio foi apresentado ontem em um jantar para a imprensa.

A viagem foi a primeira da série Enjoy, uma parceria entre o restaurante e a produtora Asteroide Filmes. A sequência oferece seis opções: duas entradas, três pratos principais e uma sobremesa. Figos, amêndoas, hortelã, couscouz, romã e até pétalas de rosas compõem os pratos. “Eu me deparei com ingredientes que eu gosto desde a infância, como o figo”, contou Joy.

Além dos ingredientes, o menu tem um componente afetivo. “Me acostumei a cozinhar com a família, a sentar no chão e quando voltei estranhei minha casa. Na hora de ir embora da casa da família que me acolheu e com quem cozinhei, não conseguia ir e chorei. Quando você cozinha pra alguém que ama, a comida é funciona como remédio”, disse a chef.

O diretor e roteirista da série Enjoy, Diogo dos Reis Ruiz, lembra que a próxima viagem, ao Japão, já está marcada para o início de setembro. “Nesse primeiro episódio nós temos um destino exótico com uma paisagem deslumbrante, a curiosidade de uma cultura tão diferente da nossa e, tudo isso, com a desenvoltura da chef Joy Perine, que é muito carismática e conseguiu passar para as câmeras toda sua naturalidade”, elogia.

 

Os pratos do menu Tasting Marrocos, por Joy Perine:

 

Harira (sopa condimentada de grãos)
“As comidas vendidas nas barracas de rua e nas feiras são um atrativo, e de sabores únicos. Essa mistura, de diversos ingredientes e especiarias, me encantou. Grão de bico, lentilhas, ervilhas, coentro, canela, gengibre, pimenta caiena, entre muitos outros. Escolhi essa entrada pois ela representa a minha primeira impressão do Marrocos, tanto no sabor, no aroma e até mesmo na decoração do prato”.

Mil folhas com figos grelhados e queijo de cabra
“É curioso como desde o começo da viagem encontrei ingredientes que sempre adorei. O grão de bico, que vai como purê no prato do mignon surton, lentilhas, massa filo, figo, queijo de cabra! O que mais me atraiu não foram as diferenças, mas sim as semelhanças.”

Crispy fish em espuma de amêndoas e vinagrete de laranja
“A colheita de amêndoas foi uma experiência inigualável. Quando a provei, acabada de ser colhida, assim do pé, senti uma cremosidade. No mesmo dia, elas estavam sendo usadas no jantar, onde todos, no chão, comiam e confraternizavam. E lá mesmo ao lado da Fátima, pensei: Uma espuma, ou algo parecido com peixe, laranja, vai ficar muito bom!”

Codorna recheada e assada com aroma de hortelã
“Este prato foi a forma que encontrei de homenagear a família. O cuscuz que aprendi com a Fátima, a multiplicação, a simplicidade e a riqueza presentes naquela família e na sua culinária.”

Ragu de cordeiro com especiarias e suspiro de maçã
“Lá atrás, nos sonhos, nas primeiras conversas sobre a viagem, estava o cheiro do Marrocos. As especiarias são um capítulo à parte. As barracas são uma mistura de cores e aromas, e acredito que esse ragu de cordeiro, sem dúvidas, concentra seus sabores. O suspiro de romã é uma lembrança da horta da Fátima, das feiras e do Souks.”

Daquoise com sorvete de rosas
“Não tem como falar de Dades e não falar de rosas, presentes na cultura, no comércio e na história daquela região. O vale das Rosas transformado em sobremesa. Um presente a todos que me acompanharam nesta viagem.”

 

SERVIÇO
Tasting Marrocos – menu especial no Restaurante Zea Maïs
R. Barão do Rio Branco, 354 – Centro.
De segunda a quinta, a partir das 19h45
R$ 138 por pessoa
(41) 3232-3988

 

Leia mais:
Uma chef curitibana no Marrocos
Serpentes e cérebros de cabra
Perdidos em Marrakech
Joy ensina a fazer tajine
Hospitalidade genética
Diretor conta detalhes da viagem
Almoço 5 estrelas e jardim
Marroquina por dois dias

 

 

Deixe um comentário