ESTILO

Campanha a favor do mercado editorial já conta com 580 apoiadores

Fundo de incentivo lançado pelo Catarse recebe doações até o dia 19 de agosto para beneficiar autores, editoras e livrarias independentes de todo o país

Uma ação inédita na história do mercado editorial brasileiro vai destinar recursos para autores, editoras e livrarias independentes de todo o país. O fundo de incentivo +LIVROS é uma iniciativa do Catarse, plataforma de financiamento coletivo, que em nove anos já movimentou mais de R$ 131 milhões para diversos tipos de projetos.

A campanha é uma resposta do Catarse à pandemia da COVID-19, que intensificou a crise no mercado editorial, sentida especialmente a partir de 2018. De acordo com a Pesquisa Produção e Venda do Setor Editorial, feita este ano pela Nielsen Book para a CBL, o mercado editorial encolheu 20% entre 2006 e 2019.

O projeto reúne esforços de dezenas de agentes da cadeia do livro, e foi construído ouvindo mais de 600 depoimentos de quem faz e apoia campanhas do setor. Amazon, TAG Livros, Storytel, Aberst, Writogether, Konduto, Pagar.me, Felsberg Advogados e as editoras Cia das Letras, Cobogó, Jambô, Editora Wish, Antofágica e o Canal Vá Ler um Livro estão entre os parceiros.

Até o começo de agosto, o +LIVROS arrecadou R$ 464 mil reais de um total de 580 apoiadores. As arrecadações seguem até o dia 19 de agosto, e incluem uma seleção de recompensas para os apoiadores da campanha (como cupons de desconto, ebooks exclusivos, mentorias profissionais), que foram articulados previamente com empresas parceiras.  

Para atingir a meta e impactar o maior número possível de beneficiários, é fundamental o apoio de pessoas físicas e outras marcas que queiram incentivar a produção do livro no país. Quanto mais recursos arrecadar, mais profissionais e pequenas empresas serão beneficiados. Até o momento, o montante arrecadado permite contemplar 90 autores, editoras e livrarias independentes. 

As contribuições – de pessoas físicas e jurídicas – receberão contrapartidas por conta do apoio no projeto, como a inserção da marca na página de campanha e em peças de divulgação para empresas parceiras. Já para os apoiadores individuais, há uma seleção de recompensas exclusivas que vão de cupons de descontos para livros impressos, ebooks, audiobooks a mentorias profissionais.

Profissionais de referência do mercado editorial, entre os quais Felipe Castilho, Alessandra Ruiz, Bruno Mendes e Ketty Valencio, fazem parte do corpo técnico responsável pela seleção dos beneficiários. A lista preliminar dos contemplados deve ser divulgada até o dia 30 de agosto e, a lista final, até o fim de setembro, após a análise das documentações.

Deixe um comentário