Dia da Biodiversidade: indústria recorre à metodologia inovadora para avaliação de impactos - TOPVIEW

Dia da Biodiversidade: indústria recorre à metodologia inovadora para avaliação de impactos

Utilizando a metodologia LIFE, multinacional Japan Tobacco International (JTI) aprimora gestão ambiental nos estados da região Sul

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A preocupação crescente com o meio ambiente, a biodiversidade e os impactos de suas atividades, desafiou a JTI a aprimorar sua gestão ambiental e conseguir mensurar o resultado de suas iniciativas de preservação. Hoje, no Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, a empresa comemora o mapeamento de 100% dos impactos nas suas operações nos estados da região Sul e o desenvolvimento de diversas inciativas de conservação da natureza na sua cadeia de suprimentos e o aprimoramento de suas ações.

Com início em 2017, o projeto tem como base a utilização da metodologia LIFE, reconhecida pela Convenção da Diversidade Biológica da Organizações das Nações Unidas (ONU), e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ela atua a partir de quatro pilares: cálculo do índice de impacto da organização na biodiversidade, cálculo do desempenho mínimo que precisa ter em ações de conservação para compensação ambiental, avaliação da gestão ambiental da organização com foco na biodiversidade e avaliação da efetividade das ações implementadas. Para sua aplicação, foi necessária a capacitação da equipe da JTI e a utilização do software de gestão – LIFE Key.

Sua aplicação propiciou o mapeamento da biodiversidade e suas interações com as unidades operacionais da JTI e de toda sua cadeia de fornecedores, presentes nos estados do Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul. Com a organização dessas informações, foi realizado um profundo levantamento de impactos e de oportunidades existentes para a proteção da biodiversidade na produção e no beneficiamento do tabaco. Com o esforço, foi possível o estabelecimento de critérios e de ações para reforçar a gestão dos projetos ambientais apoiados pela empresa.

Para Flavio Goulart, diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, a iniciativa é um exemplo a ser seguido por outras indústrias “A proteção da biodiversidade é um desafio para as empresas e não adianta só criar ações, é preciso entender se elas estão funcionando. A utilização dessa metodologia nos dá essa possibilidade de verificar quais ações são mais efetivas e traçar um plano de longo prazo”, avalia.

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