Artigo: Indústria da moda reduz custos com investimento em inovação tecnológica - TOPVIEW

Artigo: Indústria da moda reduz custos com investimento em inovação tecnológica

Matheus Fagundes, Diretor Executivo de Marketing e Vendas da Audaces, fala sobre estratégias

Compartilhe

Quanto maior o lucro de uma coleção, melhores são as oportunidades de investimento em outras áreas, como o crescimento sustentável. Esse é um desafio para as marcas que pretendem também, otimizar o tempo de produção. E, este feito, só é alcançado por empresas que investem em inovação. 

Sabemos que inovar é uma obrigação para qualquer companhia em 2020, caso contrário, sua marca ficará para trás no mercado. Na moda, a inovação é mais que um compromisso, faz parte do processo de criação. Quem não se destaca, não ganha. 

Por isso, a indústria têxtil precisa que as empresas criem novas estratégias que aumentam a produtividade e diminuem os custos. Além disso, as marcas precisam se manter na concorrência para que o investimento em inovação valha a pena. 

Mas, quando falamos em inovação nesse mercado, o que queremos dizer? Isso pode significar criar uma nova cultura organizacional e até implementar equipamentos tecnológicos que atue em diferentes processos. 

A Audaces trabalha com uma linha de serviços e equipamentos ultra tecnológicos que fazem com que as empresas mudem seu mindset e comecem a atuar com mais controle de equipe, produtividade e maiores criações, tudo por causa da tecnologia. Desenvolvemos processos que: 

Envolvem a equipe e otimizam o tempo 

Para uma empresa funcionar da melhor forma é preciso que seus funcionários possuam boas condições de trabalho. No mercado da moda quem atua na confecção, por exemplo, pode conseguir otimizar seu tempo através de serviços oferecidos pela Audaces. Visto que, uma empresa que envolve sua equipe é benéfica para todos.

Para conquistar essa ideia, é preciso explicar aos funcionários que mudanças são bem vindas quando trazem grandes melhorias e aumentam o bem-estar no ambiente de trabalho. 

Além disso, com a plataforma da Audaces o colaborador sente-se mais motivado. Além disso, outra dica para envolver todos no trabalho é investir em premiações, equipamentos, diferentes estratégias e benefícios. 

Digitaliza o processo de criação

Quem atua nesse mercado, sabe. O processo de criação de uma coleção normalmente demora mais que o tempo estimado. Caso essa etapa seja feita manualmente, pode ser mais demorado ainda. 

Todavia, essa etapa do processo produtivo pode ser reduzida significativamente com a ajuda de sistemas que permitem a criação integral de croquis de moda e moldes diretamente no computador. Existem soluções no mercado desenvolvidas pela Audaces que fazem com que essa etapa de criação seja realizada utilizando apenas o computador e alguns cliques do mouse. 

Um exemplo de sistema desenvolvido para a etapa da criação de moda é a solução Audaces 4D. Com a exclusiva tecnologia 4DAlize, esse sistema, que faz parte da multissolução Audaces 360, permite a visualização dos modelos diretamente em um manequim tridimensional.

Diminuem o custo na etapa de criação da coleção 

Novamente, quem trabalha na indústria têxtil, sabe. Uma das partes da criação que mais gasta é na área de pré-custo de uma nova coleção. Como essa fase é a primeira porque define modelagem, corte, enfesto e costura, acaba criando estratégias de alto valor em uma confecção. 

A tecnologia entrega a inovação que as marcas precisam. Durante a criação, é possível simular projetos, ter uma pré-visualização de cada produto e criar automaticamente a ficha técnica, tudo no ambiente virtual, diminuindo os custos e os gastos da empresa, já que as peças possuem garantia de acerto através da tecnologia. 

Aperfeiçoam o processo de modelagem

Modelagens manuais estão sujeitas a erros e maiores gastos de tempo. Retrabalho nessa indústria significa que você perdeu dinheiro e pode resultar em atrasos na linha de produção. Com a tecnologia produzida pela Audaces é possível realizar moldes com a gradação precisa, mais facilidade e novamente, com poucos cliques na tela do seu computador.

A tecnologia permite que, independente da complexidade, seja possível criar novos modelos ou alterar bases já existentes em pouco tempo. 

Investimento 

Quanto melhor aproveitada a matéria-prima, maior a rentabilidade dos produtos e menor o custo de produção, já que ela representa 60% do valor final da roupa. 

Sistemas de alta tecnologia e máquinas de última geração maximizam todas os processos de uma coleção garantindo inovação em todos eles. Encaixes perfeitos e cortes automáticos em todas as camadas fazem parte dos processos que a tecnologia Audaces 360 proporciona para uma coleção. 

A Audaces desenvolveu uma solução completa que permite que o empreendedor planeje, controle, analise e avalie todos os processos produtivos de uma confecção em tempo real: a multissolução Audaces 360.

plataforma é composta de sistemas e máquinas que integram todas as etapas criativas e produtivas de uma confecção. Através dessa integração, a multissolução gera e armazena dados que podem ser usados para otimizar o talento criativo, melhorar a produtividade e maximizar os recursos produtivos. 

A Audaces coleciona diversos cases de sucesso de empresas que escolheram nossa multissolução, como o da Arrazantty, que diminuiu 67% o tempo de desenvolvimento de produto utilizando o Audaces 360. Além disso, a Biliton aumentou sua produtividade em 300% e a Labellamafia alcançou o sucesso no mercado do segmento fitness, também com suporte das soluções tecnológicas da Audaces. 

*Escrito por Matheus Fagundes, Diretor Executivo de Marketing e Vendas da Audaces

In this article

Join the Conversation