SELF

De rivais à aliados

Projeto mostra que é possível tornar a cadeia da pecuária mais sustentável

Recentemente li a seguinte frase em uma obra de Ana Maria Juliano: “o amor à terra onde se vive é algo imanente ao ser humano”. Dela tiramos sustento, insumos para o comércio, nutrientes e muito mais. Ainda assim, algumas práticas agropecuárias intensivas resultam na perda da biodiversidade e na degradação dos solos, o que levou o agronegócio a ser visto como um “vilão ambiental”.

No entanto, fazendas em todo o mundo comprovam que é possível produzir no campo e ao mesmo tempo colaborar com o meio ambiente. O Projeto Pecuária Neutra e Regenerativa 1, por exemplo, objetiva tornar a cadeia da pecuária mais sustentável e defende que o homem e o gado podem atuar como elementos de revitalização dos ecossistemas. Tive o prazer de conversar com Leonardo Resende, um dos gestores do projeto e proprietário da Fazenda Triqueda 2, que gentilmente aceitou responder algumas de minhas perguntas.

Como surgiu o projeto?

Na fazenda da minha mãe precisávamos aumentar a renda e a produtividade, então iniciamos um sistema silvipastoril. Com isso, percebemos que o plantio das árvores não trazia apenas dinheiro, mas também benefícios ambientais e sociais. Fiz mestrado em São Paulo e pesquisei como neutralizar a carne do nascimento do bezerro ao prato do consumidor, realizando o balanço de carbono. Em seguida, entendi que não adiantava apenas neutralizar as emissões de gases do efeito estufa, é preciso haver também um aumento dos serviços ambientais. Com isso, a Fazenda Triqueda (MG) junto da Fazenda Real (MG), do Sítio Ah Pasto (RJ) e da Gran Beef (MG) deram início ao Projeto Pecuária Neutra e Regenerativa.

Quais os princípios do manejo regenerativo?

A pastagem deve ser entendida como uma cultura perene sem a necessidade de reforma. A bioativação natural do solo deve respeitar a sucessão, a interação natural e a vitalidade das plantas, deve-se elaborar um plano de pastoreio racional, o solo deve ser protegido pelo incremento de matéria orgânica – acima e abaixo, melhorando assim a absorção e a retenção de água dentro do sistema, e a aplicação de insumos químicos deve ser pontual.

De que forma essa metodologia favorece o ecossistema e o meio ambiente?

Fazendo essas práticas estamos favorecendo as sinergias do ecossistema local e toda macro e micro biologia, a ponto de aumentar a presença de animais nativos. A pecuária regenerativa busca o mesmo equilíbrio que nós buscamos na nossa vida hoje em dia – maior bem estar, mais saúde, vitalidade e menor necessidade de recorrer aos insumos químicos.

Para o produtor rural, quais são os benefícios? 

A metodologia vai aumentar a renda do produtor rural, a faixa de rotação, utilizando apenas insumos naturais a baixo custo. Vai ter mais produtividade e ainda pode receber uma certificação de produto ecologicamente correto, que o diferencia da grande massa de produtores.

Quais iniciativas sustentáveis são realizadas na Fazenda Triqueda? 

Atualmente na Triqueda temos a agrofloresta, a pecuária regenerativa e a produção de madeira renovável e de forma sustentável. O projeto é um dos exemplos de que o agronegócio e a sustentabilidade deixaram de ser “inimigos” para serem aliados. Passo a passo, vamos todos aprender a produzir com respeito e cuidado.

www.pecuarianeutra.com.br

www.fazendatriquieda.com.br

*Coluna originalmente publicada na edição #248 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário