SELF

Dia Mundial da Terra: conheça 5 empresas com foco em sustentabilidade

Precisamos começar a valorizar mais as empresas e startups que cuidam da natureza

No dia 22 de abril é comemorado o Dia Mundial da Terra, e nessa data é necessário ressaltar a importância de cuidar do meio ambiente, da água e tudo o que os engloba. Infelizmente, o ano de 2020 não trouxe boas notícias, além da pandemia, de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento da Amazônia aumentou novamente, com mais de 1,1 milhão de hectares de florestas derrubados e o desmatamento de mineração em unidades de conservação cresceu 80%, enquanto as fiscalizações diminuíram mais de 60%, sem contar o número de incêndios no ano passado, que foi de 89.604, entre o dia primeiro de janeiro a 22 de outubro, suplantando em dez meses o total de 2019 (89.176).

Mas no meio de todas essas notícias tristes e desesperadoras, existe uma salvação. Mesmo que pareçam distantes essas situações de ataque à natureza, nos fazendo pensar que somos impotentes, algumas empresas começaram a adotar e implementar ideias de sustentabilidade e levar isso até seus clientes, para que cada um possa fazer sua parte.

Entre 2017 e 2020, o número de vendedores que começaram a oferecer produtos sustentáveis aumentou em 198%, aponta uma pesquisa feita pelo Mercado Livre. Diante disso, precisamos começar a valorizar mais as empresas e startups que tem como um de seus princípios, o cuidado com a natureza, e por isso, separamos três delas para você conhecer:

D4Sign

A D4Sign é a maior plataforma brasileira de assinatura eletrônica. Tendo consciência que por serem feitos em papel, os documentos físicos acabam prejudicando o meio ambiente, principalmente por que são descartados na natureza. Com a digitalização, esse processo deixa de existir, poupando as árvores.

Inclusive, eles criaram um Selo de Sustentabilidade digital que mostra para o cliente o quanto ele está deixando de impactar no meio ambiente ao diminuir o uso de papel. A novidade já está disponível para toda a base desde fevereiro.

Natura Cosméticos

Essa grande marca de beleza e cuidados pessoais também é conhecida pelas suas atitudes em prol do planeta. Além do marketing voltado para esse tipo de conscientização, eles trabalham essa causa desde o início, junto com os produtores rurais, com a exploração consciente e o uso controlado de de algumas riquezas naturais do país.

A Natura também faz parte do movimento B-Corp, grupo mundial de empresas que unem lucro com benefícios socioambientais, e possuem a linha Ekos com selo UEBT (Union for Ethical Biotrade), que reconhecem o uso de ingredientes sustentáveis e mantém uma relação ética com isso.

iFood

O aplicativo de entrega mais conhecido entre a população tem ações de incentivo à natureza. Por meio dele, é possível ter acesso ao “Recicla Bot”, que contém dados sobre o descarte correto dos resíduos, além de dar dicas de locais para destinação, promovendo novos empregos, melhorando a reciclagem e evitando a alta concentração de lixos em aterros sanitários e locais indevidos.

Outro projeto é o carbono neutro, que mensura, reduz e neutraliza as emissões de Gases do Efeito Estuda (GEE), influenciando as formas de entrega da plataforma. O plástico zero, também tem como objetivo ajudar o meio ambiente, incentivando os parceiros a não trabalharem com esse tipo de material ou diminuir seu uso. Inclusive, no Ifood Shop, o marketplace da marca, usa embalagens sustentáveis.

O aplicativo também tem parceria com a EuReciclo, garantindo que todos os resíduos gerados pelo Bom e Barato sejam compensados ambientalmente por meio dos investimentos em cooperativas.

Veroo

O clube de assinatura de café tem parte dos investimentos voltados para o selo EuReciclo nas embalagens, o que significa que 100% dos resíduos da empresa são compensados ambientalmente, contribuindo para um planeta mais sustentável.

Além disso, eles disponibilizam no site deles o relatório de impacto do selo, para mostrarem que são totalmente transparentes com todos que tenham curiosidade e que incentivam a causa. Por lá é possível ver os resultados ambientais, sociais e financeiros proporcionados pela solução.

Aboé

A marca de roupa usa uma estratégia diferente para colaborar com o meio ambiente. Sabemos que a indústria da moda é uma das que mais impacta negativamente o planeta, por isso, pensando em fazer algo duradouro, para que as peças não sejam simplesmente descartadas pelo desgastamento rápido, ele utiliza de materiais como algodão, linho, viscose e malha crepe, detalhe priorizando a matéria-prima brasileira.

Porém, o mais interessante disso tudo, é que não basta ser um material duradouro, todos os vendedores devem apresentar um selo ou certificação que comprovem que não houve exploração dos recursos naturais, do contrário nada de negócio feito.

E aí? Gostou de conhecer essas marcas? Parece algo que não fará tanta diferença, mas se começarmos a adotar escolhas diferentes, nossas pequenas atitudes podem salvar o mundo. Por isso, incentive sempre a compra ou a escolha de marcas e empresas que defendem a sustentabilidade.

Deixe um comentário