The Best Chef Awards: chef curitibana Manu Buffara está entre os melhores do mundo
A cidade de Amsterdã sediou a maior premiação de gastronomia, a The Best Chef Awards. Foram nomeados os 100 melhores chefs do mundo. E, o Brasil levou 5 prêmios para casa: Alex Atala (D.O.M., São Paulo), em 8º; Manu Buffara (Manu, Curitiba e Ella, Nova York), em 21º; Rafael Costa e Silva (Lasai, Rio de Janeiro), em 96º; Jefferson Rueda (A Casa do Porco, São Paulo), em 92º e Helena Rizzo (Maní, São Paulo), em 83º.
LEIA TAMBÉM: A chef que vai mudar o mundo: conheça Manu Buffara
A chef paranaense Manu Buffara subiu mais de 30 posições desde o ano passado e saltou do 55º lugar ao título de 21º melhor chef do mundo. E ainda levou o prêmio da categoria Followers. Natural de Maringá no Paraná, a chef abriu seu primeiro restaurante na cidade de Curitiba em 2012 e o batizou de Manu. Depois Manuzita surgiu aos sábados no mesmo local, um restaurante em conceito pop-up, também assinado pela chef.
Ao ganhar destaque e fazer aquilo que mais ama, Ella nasceu em Nova York. A proposta é ser um dos primeiros estabelecimentos a mostrar a gastronomia brasileira para além da feijoada e do churrasco. “Lá, vou ter uma abertura de ingredientes muito maior do que tenho aqui. Vou usar o que tem na região”, ressalta a chef.
Manu Buffara é uma chef que se preocupa com o meio ambiente e fiscaliza a origem dos alimentos que utilizados em sua cozinha. Em Curitiba, a chef foi uma das frentes do Horta do Chef, programa em parceria com a Prefeitura de Curitiba que beneficia 88 famílias de agricultores. Também instalou colmeias sem ferrão na fachada do restaurante Manu para promover um esquema de polinização em toda a cidade e construiu uma cadeia de abastecimento mais ampla para produtos sustentáveis. A chef está sempre incentivando seus funcionários e residentes locais a reduzir o desperdício.
Conheça os restaurantes:
Manu
Ver essa foto no Instagram
Na fachada do Manu, você já percebe que está em num lugar especial, de bom gosto e delicadeza, com poucos elementos, conta com materiais nobres, madeiras bem escolhidas, trabalhos de artistas locais e uma janela envidraçada cheia de plantas bem cuidadas com vista para a rua.
Serviço:
Onde: Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel, Curitiba – PR
Quando: de quarta à sábado, a partir das 18h
Reservas: clique aqui
Manuzita
Ver essa foto no Instagram
Nos finais de semana, o Manu se converte ao Manuzita, um take-away que agita o bairro com sanduíches descolados – uma sacada fruto da necessidade de sobreviver em tempos de pandemia.
Serviço:
Onde: Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel, Curitiba – PR
Quando: aos sábados, 11h às 15h
Delivery ou take away: clique aqui
Ella
Ver essa foto no Instagram
“Vou mostrar que é possível fazer a culinária brasileira com produtos locais”, comenta a chef. “Vai ser um remix, como quando a bossa nova foi para os EUA.”
Serviço:
Onde: 436 W 15th St, New York, NY 10011, Estados Unidos
*Matéria feita sobre supervisão da jornalista Brenda Iung