PODER

PPT 2019: Educador: Educação Básica do Ano

Os finalistas do PPT 2019: Educação Básica do Ano são Juliana Alves Brungari, Siméia Araújo Brasileiro e Bruno Pontes

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é medido todos os anos pelo Ministério da Educação e demonstra o lento e difícil avanço da educação básica no Brasil. Confira os profissionais de destaque nesse cenário.

PPT 2019: Educação Básica do Ano

Vencedora da Personalidade de Educação Básica do ano

Graduado e mestrando em Filosofia pela UFPR, o professor Bruno Pontes, além de ministrar aulas de Filosofia e Ensino Religioso, voltou parte de sua carreira aos estudos pré-vestibulares. Neste ano, Bruno aplicou a atividade que chamou de “Plenarinho” para 50 alunos de nono ano do Colégio Marista. Na aula de filosofia, os alunos foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca para debater propostas de melhorias na cidade, estimulando a participação política fora da sala de aula. Bruno considera que “ser professor é, sem dúvidas, uma das partes mais felizes da minha vida”, afinal, ele sempre busca formas divertidas e didáticas de aplicar o conteúdo curricular para os alunos.

Finalista da categoria de Personalidade de Educação Básica do Ano

Buscando uma aprendizagem dinâmica e criativa, a professora, educadora física de formação e fotógrafa amadora assumiu o projeto Curitiba, Minha Microcidade em Fotos Sentidas e Faladas. O projeto aconteceu no Farol do Saber e Inovação Samuel Chameki, na Escola Municipal Elza Lerner, no bairro Cajuru, em Curitiba. O projeto de inclusão social, em parceria com o projeto Ver com as Mãos, de Diele Pedrozo Santo, propôs aos alunos desenvolver protótipos táteis, bem como audiodescrições de fotografias aéreas premiadas de Curitiba, oportunizando o acesso a deficientes visuais e auditivos. Com os estudantes engajados e felizes com os resultados do projeto, Juliana sente-se realizada ao unir tecnologia, arte e inclusão.

Finalista de Personalidade de Educação Básica do Ano

AEscola Municipal Pilarzinho é um ambiente seguro e acolhedor em uma comunidade carente e violenta. Trazendo a família para mais perto e implantando atividades como educação ambiental, teatro, robótica, etc., a diretora Siméia e sua equipe conseguiram reverter a desconfiança e a desmotivação dos alunos. Siméia acredita na excelência da educação pública, que deve ser tão boa quanto a particular. Com efeito, no último ano, a Escola Municipal Pilarzinho foi reconhecida como a escola com o maior crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica entre as unidades da rede municipal, passando de 4,7 para 6,4 em 3 anos.

CITADOS PELOS JURADOS

Carol Scabora, Marcio Roberto Neves Padilha, Janete Tucholski, Yara Faria Do Amaral, Virgínia Claudia De Jesus, Luca Rischbieter, Camile Hesketh Cardoso, João Costa Junior, Adriana Tenório e Virginia Martins

*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário