PODER

O que esperar de 2019? 13 especialistas de diferentes áreas respondem!

Perguntamos para 13 finalistas do Prêmio Personalidades TOPVIEW o que cada um espera para sua área de atuação em 2019 – e as respostas são surpreendentes!

O que esperar de 2019? Fizemos esta pergunta a 13 finalistas do Prêmio Personalidades TOPVIEW | Grupo RIC 2018. Otimismo e grandes mudanças de mindset figuram entre as tendências apontadas por profissionais de diferentes áreas.

Em Beleza

por Dieter Brepohl, sócio-proprietário do Lapinha Spa – vencedor na categoria Personalidade de Beleza do Ano

“Em 2019, vejo as pessoas com vontade de fazer as coisas, com força para sonhar – é isso que nós podemos notar nos nossos hóspedes e também na equipe da Lapinha.

No entanto, é momento de olhar com preocupação para manutenção das nossas reservas e riquezas naturais, dos nossos bosques e da Amazônia. Na área da beleza, a tendência está cada vez mais voltada para o bem-estar e saúde, sem nunca perder de vista o respeito ao meio-ambiente e aos animais.”

 

Na Comunicação

por Marc Sousa, repórter da Record TV e âncora da Jovem Pan Curitiba – finalista na categoria Personalidade da Comunicação do Ano

“A distribuição de conteúdo vai se intensificar nas redes sociais. Os grandes grupos de mídia, que produzem informação verificada, com rigor da apuração jornalística, entenderam que tem um papel importante na luta contra as ‘Fake News’.

Além disso, podemos esperar de 2019 que a análise de fatos polêmicos, principalmente na política, ganhe ainda mais espaço. Analistas preparados vão distribuir conteúdo na grande rede, combatendo o ‘achismo’ dos ‘textões’ do Facebook. A internet vai assumir todo o processo comunicativo em breve. É questão de tempo.”

No Design

por Ticiana Martinez, proprietária da Ôda Design Club – vencedora na categoria Personalidade de Design e Interiores

“Acredito que este ano a maior tendência em design será a continuidade da valorização aos processos produtivos, escolhas de matérias-primas e design voltados a ideais e propósitos.

A experiência em adquirir algo que reflita e represente nossos valores. E, neste pensamento consciente com o entorno e com o que realmente importa para cada um de nós, percebo longevidade, legado e afeto. Palavras que fazem muito sentido para este novo ano.”

Em atividade física

por Rodrigo Rezende, personal trainer e preparador físico da equipe profissional do Paraná Clube – vencedor na categoria Preparador Físico do Ano

“Em 2019, treinar nas academias residenciais ou dos condomínios com planilhas online são opções que trarão grandes resultados, mas a academia e/ou studio personalizado ainda é a opção ideal – há uma prestação de serviços e um comprometimento com o resultado.

Neste ano, o treinamento personalizado estará em alta – um plano de treino com base nas individualidades biológicas favorece a adaptação ao exercício. Treinos com exercícios de desafio serão a grande novidade para pessoas comuns se superarem e realmente criarem intimidade com a atividade física e o esporte de sua preferência.

Treinar para melhorar determinado esporte gera expectativa e motivação para a rotina de treino. Seja feliz se movimentando… Evolua. Encontre o seu melhor!”

 

Na Nutrição
por Aline Quissak, nutricionista – vencedora na categoria Nutricionista do Ano

“A gente pode esperar de 2019  para a Nutrição um pouco menos de mitos e terrorismo nutricional. Tivemos uma época onde a Nutrição não era conhecida. Depois, passou a ser levada com extremismos, ‘nada pode, tudo engorda, tudo faz mal’.

Hoje em dia vai surgindo uma onda de aceitação, de não ter tanto preconceito com a forma física, claro, desde que isso não implique na saúde. Mas não estamos falando de obesidade, mas das pessoas não se preocuparem mais em ter uma barriga chapada.

Tudo bem ter uma gordurinha localizada aqui e ali, desde que coma saudável, coma comida de verdade. Esse ano será ainda mais forte a tendência de usar alimentos da culinária verdadeira, da nossa cultura, sem esquecer o prazer em comer.

Este é o ano de unir o prazer em comer com uma consciência maior das pessoas. De entender a importância da Nutrição tanto para a prevenção quanto para o tratamento das doenças.”

 

Nas artes
por Ana Rosa Tezza, diretora do espaço de criação Ave Lola – vencedora na categoria Mulher do Ano

“Em 2019, a sociedade civil, que sabe da importância das artes para o desenvolvimento de uma nação, deverá ficar atenta e muito participativa. Se isso acontecer, se os brasileiros e brasileiras permanecerem atentos e fazerem valer seu direito à arte e à cultura, poderemos seguir criando excelentes espaços de reflexão por meio das diferentes linguagens artísticas.

Já que a palavra dos esperançosos tem sido renovação, certamente a arte não pode ser esquecida. Arte, pensamento, educação e liberdade são uma receita infalível para o amadurecimento de um povo.

Acho que 2019 vai precisar desses ingredientes! Acredito no potencial da nossa cidade e do nosso Estado para desenvolver cada vez mais ambientes criativos, inteligentes e sensíveis.”

 

Na relação Centro vs periferia

por Kenni Rogers Closs, ator e ativista cultural – finalista na categoria Personalidade das Artes

“A periferia está no tapete vermelho. Vamos em uma Curitiba única, sem territórios, limites. O Centro deve prestigiar mais as ações locais nas comunidades e a periferia segue ocupando os espaços públicos, como protagonistas.

Na periferia dá pra esperar de 2019 lançamento de livro, shows, estreia de espetáculo, eventos e muita gente junta para transformar as barreiras, com respeito e diálogo.

Curitiba tem periferia, sim, tem ocupações, sim, e MUITA arte. É a quebrada da capital paranaense para o Brasil e para o mundo. Seguimos, juntos, todos!”

Na área profissional
por Tais Targa, psicóloga e especialista em Recolocação e Coach Executiva – vencedora na categoria Coach do Ano

“Já percebi uma movimentação positiva no mercado de trabalho depois das últimas eleições. Alguns processos seletivos que estavam em stand by foram reativados e vejo novas oportunidades de trabalho surgindo.

As perspectivas do que esperar de 2019 são boas. Empresários sentem-se mais seguros em investir no país e isto vai impactar diretamente no número de postos de trabalhos que serão criados. Porém, as exigências continuam sendo altas.

Fazer mais com menos, bater as metas e manter relacionamentos estratégicos fará com que os profissionais mantenham um bom nível de empregabilidade.”

 

Na Medicina

por Maitê César, médica especialista em medicina preventiva – finalista na categoria Médico do Ano

“Acredito que podemos esperar de 2019 mais individualização do paciente e um olhar mais profundo, como um todo, visando uma saúde em equilíbrio que possa nos proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos nossos dias.”

 

Do empresário

por Carlos Humberto de Souza, diretor presidente do Grupo Risotolândia – vencedor na categoria Empresário do Ano

“Para 2019 o mercado espera um empresário profissional mais atuante e participativo, que invista nos seus negócios, que traga mais inovações e veja, mesmo nos momentos de dificuldade, oportunidades para mudar, crescer e ousar.

Os últimos anos foram desafiadores e, mesmo assim, muitos cresceram. Com a economia reaquecendo e expectativas de bons negócios para o novo ano, esse profissional precisa estar preparado e, acima de tudo, um passo à frente dos concorrentes”.


Em inovação

por Jacson Fressatto, analista de sistemas, fundador e CEO do Robô Laura – vencedor na categoria Personalidade de Inovação

“Eu vejo que estamos colhendo os frutos de um comportamento inovador que começou em meados da década de 1970 e que agora se tangibiliza em várias frentes, mas principalmente na democratização dos recursos e oportunidades.

Estou vendo fortemente uma geração poderosa de moças e moços assumindo os seus papéis nas lideranças e se tornando protagonistas de várias iniciativas. Temos uma geração que nasceu de forma inovadora, fora da cultura convencional de família e colocando seu comportamento inovador para atuar como agente de poder.

Então, eu vejo 2019 e os próximos anos como um período de consolidação do comportamento inovador: não mais como uma opção competitiva, mas como uma absoluta lógica de sucesso. Inovação é um comportamento e não uma atitude.”

No Marketing

por Maria Aparecida de Oliveira, Gerente de Marketing do Grupo Tacla – finalista na categoria Profissional de Marketing

“É um ano de mudanças na estratégia de mídia. Os veículos ficaram durante muito tempo dormindo em berço esplêndido, encaixotados, sem acreditar em mudanças. Ninguém quis dar um passo mais ousado ou fazer adequações.

Essa polarização toda também vai afastando as grandes marcas, não está ajudando os veículos. Nós temos um presidente eleito pelas redes sociais. Isso significa que vai acabar a TV? Não, não vai. Mas ela tem que se modificar, se adequar.

Eu olho as programações hoje e, lamentavelmente, elas continuam com os mesmos ‘BBB’s’ de 15 anos atrás. Dá audiência? Dá. Mas testa outra coisa pra ver se não dá também. Com certeza podemos esperar de 2019 que seja um ano de estratégias diferenciadas de mídia, mas deve ser uma mudança gradativa e muito inteligente.”

Na moda
por Rafael Chaouiche, designer de moda e stylist – vencedor na categoria Personalidade da Moda

“Eu desejo que o mercado melhore, que a moda com história e propósito seja mais valorizada. Que haja também uma maior valorização da cadeia de mão de obra, mais incentivos para novos designers. Que a valorização da matéria prima natural e brasileira cresça – e que Deus me permita ter muita inspiração (risos).

Posso esperar de 2019 as pessoas estejam mais unidas pelo propósito de fazer o bem ao próximo, de promover e espalhar o belo por meio das artes, música, moda. Que estejamos receptivos ao novo e que sejamos mais verdadeiros conosco e com as pessoas ao nosso redor.”

Deixe um comentário