PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Novos passos em direção ao futuro

Como a experiência do Grupo Ric está também a serviço do empreendedorismo inovador

Aos 35 anos de atividades, temos muita história para contar sobre o Grupo Ric e o que nos trouxe até aqui – ao lugar de maior produtor de conteúdo multimídia do Paraná. Mas temos, sobretudo, muito fôlego para atender ao chamado do futuro. Não é à toa que nossa campanha institucional convida: “Vem que o futuro chama você.”

O DNA inovador do Grupo Ric ganhou ainda novas possibilidades com a chegada da Quintal Ventures ao nosso organograma corporativo de marcas. A empresa caçula do grupo é uma aceleradora de startups cuja missão é investir capital em negócios de grande potencial, para que eles cresçam “do nosso Quintal para o mundo”.

Para além da comunicação de massa, que realizamos com paixão, estamos engajados no esforço de oferecer capital e experiência para que o nosso ecossistema de negócios emergentes se fortaleça e, com isso, alavanque grandes parcelas da economia regional e nacional.

Mas por que achamos importante apostar em startups? Em primeiro lugar, porque são elas que impulsionam a busca por novas soluções, o desenvolvimento de tecnologias avançadas, a melhoria constante da experiência do usuário e a promoção do progresso econômico e social da sociedade.

LEIA TEMBÉM: Um tempo sagrado

Além disso, porque investir em ideias promissoras faz com que a empresa investidora se envolva em um ecossistema inovador e disruptivo que pode enriquecer sua cultura organizacional, proporcionar acesso a novas tecnologias e mercados e desafiar seus colaboradores a pensar de forma mais criativa. O resultado é uma empresa investidora mais preparada para enfrentar os desafios do mercado, mais aberta à inovação e mais propensa a adotar práticas e soluções inovadoras em suas operações.

Recentemente, fizemos um aporte na startup Já Vendeu – que atua no mercado de compra e venda de produtos usados –, que recebeu um investi- mento de R$ 4 milhões, em uma operação liderada pela Domo Invest que teve também a participação da Levain Ventures e da Bossa Nova Investimentos, envolvendo alguns dos principais fundos de investimento do país.

Contamos, ainda, com o extenso conhecimento em análise e gestão de portfólio de investimentos de Georges Kalache Netto, que está à frente das negociações da Quintal. Com mais de 15 anos de experiência em grandes em- presas multinacionais, Kalache atuou com prospecção e desenvolvimento de novos negócios, elaboração de pesquisas de mercado, estudos de viabilidade econômica/financeira, projetos de fusões e aquisições, captação de recursos para investimentos com investidores nacionais e internacionais e emissão de ações (RE-IPO) na Bolsa de Valores.

LEIA TAMBÉM: Fazendo a diferença

Temos também a expertise de Eduardo Petrelli na condição de advisor da empresa. Empreendedor serial, ele fundou diversas empresas nos mais variados setores – entre elas, a pioneira James Delivery, que mudou o mercado brasileiro e foi comprada em 2018 pelo Grupo Pão de Açúcar. Seu mais recente sucesso é a foodtech Diferente, aberta em janeiro de 2022 com os sócios Saulo Marti, Paulo Monçores e Walter Rodrigues. A Diferente criou um modelo que pretende eliminar um dos principais problemas da cadeia de abastecimento global: o desperdício exorbitante de ali- mentos – atualmente, 30% dos vegetais produzidos nas lavouras não chegam aos mercados, indica a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Estamos felizes e confiantes nessa nova frente de investimentos. Essa sinergia entre investidores, empreendedores e aceleradoras é fundamental para alavancar os negócios e apoiar a inovação no país. Também apostamos em uma nova cultura empreendedora dentro do Grupo Ric. A iniciativa da Quintal Ventures de fomentar a disrupção interna e incentivar a própria cultura inovadora é um exemplo de como grandes empresas de comunicação podem se aproximar do ambiente empreendedor e contribuir para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias.

*Matéria originalmente publicada na edição #277 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário