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Better age: empresas estão contratando profissionais 50+

Eles podem desempenhar um papel fundamental no crescimento e na sustentabilidade dos negócios, adicionando valor em diversas áreas de atuação

O cenário de contratações em empresas está passando por uma transformação profunda com a crescente valorização e reconhecimento de trabalhadores com mais de 50 anos. De acordo com um estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de 2006 a 2021, houve um aumento de 110% no número de contratações acima dos 50.

Essa tendência reflete uma mudança de paradigma no mercado de trabalho, reconhecendo as habilidades, experiências e conhecimentos adquiridos ao longo de décadas de atuação profissional. Para Ellen Leandra Anholeto, diretora da ActionRH, franquia especializada em consultoria, assessoria, seleção e recrutamento, um dos motivos desse movimento é o olhar das empresas para uma equipe mais plural.

“Esses profissionais trazem um vasto conhecimento técnico, maturidade emocional e habilidades interpessoais desenvolvidas ao longo de suas carreiras”, comenta

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Além disso, segundo a diretora da ActionRH, outra vantagem de contratar profissionais maduros – e que as empresas valorizam cada vez mais – é a capacidade de enfrentar desafios complexos com sabedoria. “Eles são altamente comprometidos com uma maior resiliência diante de adversidades”, explica.

A seguir, Ellen Leandra lista cinco motivos que estão levando profissionais acima dos 50 de volta às empresas. Confira!

5 vantagens de manter de colaboradores acima de 50 anos nas empresas

Diversidade geracional

A diversidade de perspectivas e experiências promove a inovação, estimula o pensamento criativo e contribui para a resolução de problemas de maneira mais abrangente. “Profissionais mais experientes trazem uma visão única e podem oferecer insights valiosos que impulsionam o crescimento e o sucesso da organização”, comenta a diretora da ActionRH.

Ampla experiência

Experiência prática desse profissionais é inestimável e pode ser aplicada para resolver problemas complexos, tomar decisões informadas e orientar equipes de forma eficaz.

Estabilidade emocional

Profissionais acima dos 50 anos trazem uma perspectiva calma e ponderada para o ambiente de trabalho, “o que pode ajudar a melhorar a comunicação, resolver conflitos e manter um clima organizacional saudável”, explica Ellen Leandra.

Comprometimento e ética profissional

Profissionais mais maduros geralmente têm uma forte ética de trabalho e um alto nível de comprometimento com suas responsabilidades. Eles estão dispostos a investir tempo e esforço para cumprir metas e entregar resultados de qualidade. Essa dedicação é um ativo valioso para qualquer empresa que busca profissionais engajados e confiáveis.

Habilidades interpessoais

Com o passar dos anos, esses profissionais desenvolvem habilidades interpessoais sólidas, incluindo a capacidade de se comunicar efetivamente, colaborar em equipe e construir relacionamentos profissionais duradouros.

“Essas habilidades são fundamentais para o sucesso no mundo dos negócios e podem fortalecer o ambiente de trabalho como um todo”, destaca a diretora da ActionRH.

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