PODER NEGóCIOS & CARREIRA

Você pode ser tudo que quiser! Barbie está gerando um “boom” no mercado de estética e beleza

A boneca Barbie que surgiu no final dos anos 1950 se tornou um símbolo de beleza, riqueza e moda, e continua influenciando gerações

Com a chegada do longa-metragem mais aguardado do ano, o filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, e dirigido por Greta Gerwing está trazendo à tona diversas tendências fashion e comportamentais.

Bárbara Millicent Roberts, ou melhor, Barbie, foi criada em 1959 por Ruth Handler, esposa de Elliot Handler, co-fundador da empresa norte-americana Mattel. A boneca sempre foi um símbolo de riqueza, beleza, moda e inteligência. Mas, principalmente, um sucesso enorme de vendas. Segundo dados divulgados pela BBC, uma Barbie é vendida no mundo a cada 3 segundos, e mais de 58 milhões de unidades da boneca são vendidas por ano.

A boneca Barbie surgiu em 1959 e, desde então, se tornou um símbolo de beleza, riqueza e moda (Foto: divulgação)

Por conta do seu sucesso gigantesco ao longo das décadas, a figura da Barbie sempre serviu como referência para milhares de meninas. A sua influência afetou diversas garotas que aprenderam a importância de cuidados com saúde, beleza e estética. Esse marco cultural fez com que mulheres se dedicassem à aparência, ao mesmo tempo que mostrava ser um símbolo de empoderamento com suas variadas profissões. Entretanto, o externo sempre teve um peso muito maior.

De acordo com Ana Paula Delchiaro, gerente de marketing do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), a estética carrega um valor muito alto ainda atualmente:

 “A Barbie é um ícone da beleza e do universo feminino, e uma das primeiras referências das meninas ainda na infância. Quem nunca brincou de arrumar cabelo, maquiar e até costurar novas roupas para sua Barbie? Hoje em dia, muitas dessas meninas que brincavam com suas bonecas, se dedicam à área da beleza e estética”, afirma Ana Paula.

O mercado estético está em constante crescimento graças à fama de grandes personagens da TV, cinema e, claro, lindas bonecas, como a Barbie. Segundo o relatório Aesthetic Medicine Market Size & Growth, esse setor deve ter um crescimento de 14,5% até 2030. Dessa forma, muitas pessoas podem ingressar nessa carreira e se consolidarem nessa área, seja em especializações de beleza corporal, facial ou capilar.

Deixe um comentário