Jovens ganham cada vez mais espaço no ramo empresarial - TOPVIEW

Jovens ganham cada vez mais espaço no ramo empresarial

Modernidade na liderança é o caminho para o sucesso das empresas

Compartilhe

No Brasil, 23% da população têm entre 15 e 29 anos de idade e cerca de 32,5 mil jovens são atuantes no mercado de trabalho. As empresas buscam atrair e reter pessoas proativas, abertas a mudanças e que pratiquem a atualização constante. Por sua vez, os jovens são instruídos a terem um perfil inovador, inspirador e empático dentre outras características que as organizações valorizam. Um líder moderno não busca apenas cumprir demandas, mas construir proximidade e oferecer acessibilidade à equipe pela qual é responsável. 

“É certeiro dizer que cada escolha é uma renúncia, e de fato é. Escolhi me projetar para o futuro, acelerar meu aprendizado e buscar reconhecimento. Abri mão de algumas horas a mais de sono, da jornada de trabalho padrão das 8h às 18h e de alguns finais de semana com os amigos. Preferi apostar no incerto, a estabilidade. Entre encarar novos desafios diários e estar na zona de conforto, fico com a primeira opção.” É no que acredita Felipe Medeiros, diretor de performance da GVM Solutions Brasil, jovem de 26 anos que já comanda uma grande empresa.

Nos últimos anos, jovens vêm cada vez mais mostrando que são capazes de criar e de liderar grandes empresas e negócios. Como não voltar um pouco no tempo e citar Mark Zuckerberg, que fundou com apenas 19 anos a maior rede social do planeta, o Facebook? Em termos de Brasil também temos um exemplo muito bom: Kéfera Buchmann. 

Exemplos como esses são a definição de futuro no ramo empresarial. Normalmente jovens quebram alguns modos antigos e considerados tradicionais de se comandar uma empresa com uma visão mais ampla do negócio ao não serem chefes, mas líderes, fazendo principalmente que a criatividade aflore no ambiente profissional.  

“Da mesma forma que a equipe é reflexo de seu líder, a recíproca é verdadeira. Um time de alto desempenho é composto por um conjunto de diferentes habilidades e competências. Buscar profissionais com aptidões e experiências práticas complementares às suas traz novas ideias e olhares sob diferentes perspectivas para o mesmo tema”, finaliza Felipe.

In this article

Join the Conversation