As 8 marcas sustentáveis favoritas de Kate Middleton
A duquesa de Cambridge Kate Middleton é conhecida por reutilizar peças que possui há anos – uma prática que é inerentemente sustentável, pois reduz o número de roupas que se compra e evita que as elas acabem em aterros. Recentemente, porém, Kate – assim como sua cunhada Meghan Markle – anda vestindo grifes éticas e ecológicas, incluindo a Faithfull the Brand e a Beulah London.
Considerando o impacto que as escolhas de moda da duquesa têm em todo o mundo (o chamado ‘efeito Kate’ levou à busca por itens específicos que aumentaram em média 86% durante o confinamento), é bom que ela esteja apoiando estilistas que promovam práticas sustentáveis. Aqui, reunimos oito marcas que a duquesa tem defendido.
Faithfull the Brand
Fundada pelas estilistas Sarah-Jane Abrahams e Helle Them-Enger em 2012, os itens da grife de Bali são um antídoto ao consumismo em massa, com todas as suas peças feitas e pintadas à mão por artesãos locais na Indonésia. A duquesa usou o vestido midi Marie-Louise da marca durante uma visita ao East Anglia’s Children’s Hospices, em Norfolk, em junho. O estoque da peça se esgotou instantaneamente.
Raey
A Raey recebeu o selo de aprovação da duquesa em maio, depois que ela usou um vestido amarelo estampado da marca para uma aparição na televisão. Lançada em 2015, a grife interna da MatchesFashion, mais conhecida por seus designs minimalistas, concentra-se no uso de materiais com baixo impacto ambiental, além de trabalhar com artesãos para produzir suas roupas.
Sézane
A marca parisiense Sézane – cujos apoiadores entre as celebridades incluem Bella Hadid e Irina Shayk – também chamou a atenção da duquesa: ela apareceu vestindo uma blusa creme da marca durante uma visita a um berçário de Londres em janeiro. Além de ser um item básico para o estilo francês, a grife firmou uma série de compromissos ambientais detalhados, incluindo uma meta de usar 80% de materiais eco-friendly até 2021.
Stella McCartney
Fã de longa data de Stella McCartney, a duquesa recentemente usou um vestido azul da estilista – visto pela primeira vez em 2012 – para lançar seu novo concurso de fotografia, o Hold Still, em junho. Com McCartney sendo bem conhecida por suas credenciais ecológicas, não é surpresa que tanto a duquesa de Cambridge quanto a duquesa de Sussex (que recrutou a estilista para criar o vestido usado na recepção do seu casamento, em 2019) estejam entre suas clientes.
Beulah London
Conhecida por seu desejo de apoiar causas beneficentes, fica claro por que a marca britânica Beulah London é outra das favoritas da duquesa. A etiqueta, fundado por Natasha Rufus Isaacs e Lavinia Brennan em 2009, visa criar emprego para mulheres anteriormente traficadas, com 10% dos lucros destinados aos Impact Partners via Beulah Trust, que trabalha para erradicar a escravidão moderna. Kate usou um vestido floral azul-marinho da grife durante uma visita a um hospital em julho, e vestiu um modelo semelhante em vermelho para uma mensagem de vídeo em maio.
Perfect Moment
Para um visual mais esportivo, a duquesa opta pela marca de roupas de esqui Perfect Moment, vestindo uma jaqueta puffer vermelha (vista pela primeira vez durante uma excursão ao Parque Olímpico de Londres em 2017) para um compromisso festivo em dezembro de 2019. Fundada pelo esquiador e cineasta profissional Thierry Donard em 1984, a marca usa tecidos ecológicos feitos a partir de garrafas plásticas recicladas.
Daniella Draper
A duquesa estreou um novo colar de pingente personalizado durante uma visita ao país de Gales em janeiro, com as iniciais de seus filhos: George, Charlotte e Louis. Sua origem? A marca responsável de joias Daniella Draper, que fabrica todos os seus produtos na Inglaterra e usa ouro e prata reciclados. O colar não é a única peça que Kate tem da designer: a duquesa também usou recentemente um par de brincos de argola da marca durante uma chamada de Zoom com a instituição de caridade Action on Addiction.
Monica Vinader
A joalheria ética Monica Vinader é outra aparição regular da caixa de joias da duquesa, com Kate usando pela primeira vez um par de brincos de ônix verde feitos pela designer em 2016. Além de oferecer peças acessíveis, a label está comprometida com o fornecimento responsável de todos os seus materiais, além de oferecer um serviço de reparo vitalício para garantir a longevidade de suas peças. A grife também trabalha com instituições de caridade, incluindo a Women for Women International, para garantir um impacto social positivo.
*Matéria produzida sob a supervisão da jornalista Emilia Jurach