FASHION

As incríveis criações da designer de joias, Elsa Peretti, para a Tiffany&Co.

Relembrando Elsa Peretti e a inspiração por trás de alguns de seus designs mais icônicos

Elsa Peretti estreou na Tiffany&Co. em 1974, dando início de uma revolução na joalheria. Mais de 2.000 pessoas compareceram à sua primeira aparição, impressionadas pela arte e elegância de seu ouro e prata esculturais e pelo glamour descontraído de seus Diamonds by the Yard®.

Os designs de Elsa foram criados para serem vestidos e usados com facilidade, essa atitude era algo novo para a Tiffany e, de fato, para o mercado de joias. A faixa de preços acessível para as joias de vanguarda também era completamente diferente de qualquer outra coleção. “O que eu quero não é me tornar um símbolo de status, mas dar beleza a um preço“, explicou Elsa em uma entrevista de 1974 para a People. Pode não ter sido seu objetivo, mas as peças de Elsa instantaneamente se tornaram, e permanecem, emblemas de estilo para muitas mulheres célebres. 

Braceletes Bone | ElsaPeretti | Tiffany&Co. (Foto: Divulgação)

Formada em design de interiores, Elsa Peretti, que faleceu em 18 de março de 2021 aos 80 anos, criou e deu vida ao estilo escultural exemplificado nas bordas curvas do bracelete Bone e no contorno que se ajusta ao osso do pulso. “Foi feito com o primeiro artesão com quem trabalhei, Señor Abad,” Elsa disse na edição especial de Estilo e Design da Time, em 2013. “Eu estava desenhando no meu pulso esquerdo. Então houve um flash entre nós sobre a área ao redor do osso do pulso. Entre o artesão e eu, há algo no ar.” Aventureira sobre as técnicas, Elsa introduziu novas ideias baseadas em artesanato antigo nas salas de trabalho da Tiffany. Objetos de laca que ela viu durante uma viagem ao Japão acenderam sua imaginação e se tornaram laca e joias de madeira. Um fragmento de cota de malha que Elsa avistou durante as férias na Índia, gerou a ideia de sua coleção Mesh.

Colares Elsa Peretti_Diamonds by the Yard®| Tiffany&Co. (Foto: Divulgação)

Ao longo de sua carreira de design, Elsa recebeu elogios, incluindo o prêmio Coty American Fashion Critics de 1971 para joias e o prêmio “Night of Stars” do Fashion Group de 1986. Em 1996, o Conselho de Designers de Moda da América (CFDA), a nomeou Designer de Acessórios do Ano. Mais recentemente, Elsa recebeu o prêmio Leonardo da Vinci pelo conjunto de sua obra em design na Bienal de Florença de 2019. Vários museus reconheceram a qualidade artística das criações de Elsa e adquiriram suas joias e objetos para suas coleções permanentes. O Museu Britânico de Londres possui 55 obras de Peretti. O Metropolitan Museum of Art de Nova York e Cooper Hewitt têm vários Perettis em suas coleções. Outros museus com participações de Peretti incluem o Museu de Belas Artes de Boston e o Museu de Belas Artes de Houston.

Colar Snake em prata de lei | ElsaPeretti | Tiffany&Co. (Foto: Divulgação)

O legado de Elsa vive através da Fundação Nando e Elsa Peretti, que disse logo após sua morte: “Ela traçou um caminho claro e brilhante para aqueles de nós que ficamos para trás, sem deixar lacunas, levando-nos aonde ela queria ir ajudando os mais fracos, o sofrimento, o discriminado e o marginalizado.” Na Tiffany, o legado de Elsa Peretti viverá por meio de suas joias e objetos, muitos dos quais são produzidos continuamente desde o dia em que ela lançou sua coleção em 1974.

Deixe um comentário