FASHION

Juliane Bueno Gioielli: a grife de alta joalheria brasileira que tem como inspiração contar histórias

Com designs exclusivos, a marca é inspirada na joalheria italiana Fatto a Mano e pautada na excelência

Juliane Bueno cultiva amor por joias desde criança. Aos cinco anos, influenciada pelas peças que ganhava de presente do pai e dos avós, começou a produzir suas próprias bijuterias. “Vendia no portão da minha casa e por onde eu ia, sempre muito preocupada em agradar meus ‘clientes’ e personalizar as peças”, afirma. Há seis anos, a paixão infantil se tornou profissão. Juliane passou a estudar ourivesaria e encontrou no processo artesanal de produção de joias uma vocação. Após dois anos, ela se dedicou a outros cursos com a intenção de aperfeiçoar sua carreira e, depois de se especializar em técnicas de alta joalheria e em diamantes, fundou sua própria grife.

Curitibana, a marca Juliane Bueno Gioielli nasceu em novembro de 2020 pautada em quatro pilares: exclusividade, experiência, contar histórias e a excelência. E eles estão interligados: “As joias são exclusivas, cada coleção é única. Transcrevo a história dos meus clientes em peças, sempre me preocupando em ter a melhor entrega e fazer da compra uma experiência”, pontua a fundadora da marca. Com o intuito de sempre evoluir, Juliane se dispõe a pessoalmente ficar atenta aos processos de produção. Ela realiza o contato com o cliente de maneira personalizada, desenha as peças e acompanha o processo de ourivesaria.

“Sempre estou na busca incansável pela excelência para entregar o que existe de melhor para os meus clientes. Vendo alta joalheria feita à mão por ourives e cravadores brasileiros. Tudo que é feito passa por mim. Acompanho cada detalhe para entregar a joia perfeita”, comenta. Atualmente, Juliane estuda no Instituto Europeu de Design (IED) com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais sua grife e seu conhecimento sobre alta joalheria.

Juliane Bueno tem como sua primeira coleção a coleção Neosardo, inspirada no período neoclássico e nuances do mar da Sardenha. (Coleção de peças em ouro amarelo e esmeraldas brasileiras).

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

Inspiração influenciada pela história

Por ter isso como um dos pilares da grife, Juliane tem como propósito contar histórias por meio das joias e de se inspirar nelas para criar. Segundo ela, sua paixão por arte, história, joalheria e natureza são peças chaves na hora de produzir e de transmitir experiências marcantes e momentos únicos da vida de seus clientes por meio dos ornamentos. Ela conta também suas vivências por meio das peças, transformando sua visão particular no design de suas coleções.

E, para agregar ainda mais história à grife, Juliane também oferece aos clientes joias vintage. O processo de angariação dessas peças pode ocorrer de duas maneiras: achados ao redor do mundo ou clientes que desejam trocar algumas peças por outras. A coleção de joias de decoração exclusiva da grife, denominada Gioielli per la casa, também partilha da vontade de transmitir experiências e histórias únicas por meio de objetos elegantes. As peças, que são de autoria de artistas e designers renomados, passam pela curadoria de Juliane. “São peças que entram na casa do cliente como uma joia”, pontua. O amor pela história também se faz presente no que as joias representam para Juliane: “eu as vejo como uma opção para marcar e eternizar momentos especiais e pessoas importantes”.

(Foto: Pedro Egidio)

Ligação com a Itália

A grife Juliane Bueno Gioielli tem relação direta com a Itália. A ligação tem início nas raízes da família da fundadora da marca: “a família do meu pai, por parte da minha nonna, tem descendência Italiana. Em 2018, comecei a me preparar para fazer a minha cidadania e já pensava em fazer a minha marca inspirada na joalheria italiana. Em 2019, desembarquei na Itália e encontrei muito mais do que eu esperava. Fiz minha cidadania, me tornei italiana e viajei muito para encontrar o nome certo para a grife”, pontua.

Durante as viagens pelo país naquele ano, Juliane foi até o Instituto Marangoni. em Milão, para visitar e saber mais sobre o curso de joias. Neste ano, há poucos meses, ela recebeu a oportunidade de participar da seleção para uma bolsa de estudos no local. “Enviei meu portfólio, meus diplomas na joalheria e me escolheram para ganhar a bolsa e ir estudar em Milão, no Instituto Marangoni, em outubro”, conta.

Além disso, em 2022, a Juliane Bueno Gioielli estará participando da Milano Jewelry Week: “me arrisquei em enviar um e-mail para perguntar se existiria a possibilidade de levar as minhas joias para a Itália. O meu e-mail foi respondido no outro dia com muitos elogios e com um grande sim. Em junho, eu estaria em Milão participando do evento, que foi adiado para 2022 por conta da COVID-19”.

A mudança de planos não afetou a inspiração de Juliane, que segue suas criações em sua grife de alta joalheria brasileira. A designer foi incentivada a participar de outros eventos para repercutir a marca na Europa: “me aguardem com joias ainda mais belas para essa data. Estarei realizando meu sonho, que é levar as minhas joias para a Itália”.


TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente.

Deixe um comentário