Uma viagem à terra da imaginação
Por Giovana Frioli e Maria Luiza Lendzion Schultz
Se para os adultos os sentimentos são complicados de serem entendidos e digeridos, a tarefa ainda é mais difícil para as crianças. Com a consciência de que as mudanças e as oscilações nas emoções podem ser desafiadoras para os pequenos, uma ideia é ajudá-los a se expressar e, para isso, os livros e os filmes podem contribuir muito.
FILMES
Luca
Luca é uma ode às amizades da infância e uma celebração da diversidade. Por ser destinada às crianças, a animação aborda com leveza como as diferenças podem ser superadas por meio do convívio. O longa conta a história de Luca Paguro, um garoto monstro marinho com a capacidade de assumir a forma humana em terra. Ele compartilha toda a sua aventura com um amigo, Alberto, porém, a diversão é ameaçada por seu segredo.
Soul
Soul é uma história delicada e sensível sobre o sentido da vida. Ao narrar a história de Joe, um músico frustrado, e sua incansável busca para realizar seu sonho, a animação introduz os dilemas da vida para as crianças, sem deixar de lado o humor e a inventividade. O filme, por sua vez, não deixa de ser um prato cheio para os adultos por conta da profundidade das cenas e da personagem.
A viagem de chihiro
A história do filme é centrada, sobretudo, no valor da família. A personagem principal possui dificuldades para controlar as emoções e isso leva a experiências inesperadas. Chihiro é uma garota de 10 anos que descobre um mundo secreto de criaturas e feitiçaria. Após seus pais serem misteriosamente transformados, ela recorre à coragem que nunca soube que tinha para se libertar.
Coraline e o mundo secreto
Coraline e o Mundo Secreto é um filme perfeito para trabalhar o controle das emoções, a comunicação e o respeito pelos sentimentos. Após encontrar uma porta que leva para outro mundo, a personagem se depara com outra dimensão, em que seus pais são mais carinhosos e atenciosos. Porém, ela começa a perceber que há segredos estranhos que podem prendê-la ali para sempre.
LIVROS
O pote vazio
Demi
Martins Fontes
Um dia, um Imperador distribuiu sementes de flores às crianças do seu reino para que as cultivassem e lhe trouxessem o resultado de seu trabalho. Ao final de um ano, o menino Ping só conseguiu apresentar um pote vazio. Mas, o que parecia um fracasso tornou-se um grande triunfo. Com ilustrações primorosas e um texto de simplicidade comovedora, a escritora nos conta uma bela fábula sobre a honestidade recompensada.
O menino que virou chuva
Yuri De Francco e Renato Moriconi
Caixote
A gente chove. Começa feito garoa, mas pode virar uma tempestade. Criança também chove e mesmo pequena, tem um poder de virar furacão. É por isso que um menino-chuva nasce no surpreendente livro de Yuri de Francco e Renato Moriconi e trata sobre os sentimentos. Para além de uma proposta usual de leitura, o objeto gráfico cruza o comum virar de páginas com a aventura do movimento.
Almanaque Ruth Rocha
Ruth Rocha
Salamandra
Sempre com um carinho especial pelas crianças, Ruth Rocha apresenta, neste almanaque de histórias, brincadeiras, charadas, provérbios, adivinhas, piadas e muito mais. O livro é recheado de ilustrações e é uma companhia para um ano todinho.
Amoras
Emicida
Companhia das Letras
Na música Amoras, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também.” E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, por meio de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.
*Vitrine originalmente publicada na edição #251 da revista TOPVIEW.