SELF

Especial Foz do Iguaçu: A imponência da Terra das águas

Foz do Iguaçu é lar de uma das sete maravilhas da natureza e um dos principais destinos turísticos do Brasil

No extremo oeste paranaense, na chamada tríplice fronteira (entre Brasil, Paraguai e Argentina), Foz do Iguaçu é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado por estrangeiros no Paraná. Inclusive, a cidade também é considerada um dos municípios mais multiculturais do país: 81 grupos étnicos, provenientes de diversas partes do mundo, abrigando a segunda maior comunidade libanesa a nível nacional. Em sua formação, portanto, há uma forte presença das culturas italiana, alemã, argentina, paraguaia, chinesa, ucraniana e japonesa.

A cidade de 260 mil habitantes possui um transporte de qualidade: o município dispõe de, atualmente, uma média de 27 voos diários, além de contar com um dos maiores parques hoteleiros do país, responsável pela oferta de 28 mil leitos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), de 2004 a 2011, Foz do Iguaçu foi considerado, no segmento “Lazer”, o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros.

Com uma estrutura completa para o turista, a plataforma que dá acesso à impressionante vista das principais quedas das Cataratas conta com elevador panorâmico, mirantes e plataformas de acesso, além de loja de souvenir, lanchonetes e restaurantes. O elevador proporciona ao turista uma nova perspectiva das Cataratas, em que se pode observar a tranquilidade das águas do Iguaçu antes que elas entrem em queda, formando o belíssimo cenário das quedas! (Foto: Pakawat Thongcharoen)

História milenar 

Antes da formação do reservatório de Itaipu, pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no local situam em 6 mil a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região. Portanto, vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses) foram os indígenas nativos da região.

1542

O espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca chegou ao rio Iguaçue por ele seguiu, guiado por indígenas Cainganges, atingindo as Cataratas, e permanecendo o registro de que foi o “descobridor” das quedas.

1881

Depois das comunidades indígenas, Foz do Iguaçu recebeu seus primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois, chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate.

1889

É fundada a colônia militar na fronteira — marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que, posteriormente, seria o município de Foz do Iguaçu.

1910

A colônia militar passou à condição de vila “Iguassu”, distrito do município de Guarapuava.

1912

O Ministro da Guerra, emancipou a colônia, tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou, então, a Coletoria Estadual da Vila.

1914

É criado o município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores.

1918

O município passou a se chamar Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu é uma potência

  • PARQUE HOTELEIRO COM 28 MIL LEITOS
  • MAIS DE 260 MIL HABITANTES
  • 81 GRUPOS ÉTNICOS
  • 27 VOOS DIÁRIOS

Lugares mais visitados em Foz

  • CATARATAS DO IGUAÇU
  • PARQUE DAS AVES
  • MARCO DAS 3 FRONTEIRAS
  • USINA DE ITAIPU

*Caderno especial Foz do Iguaçu publicado na edição #250 da revista TOPVIEW e apresentado por Itaipu Binacional. 

Deixe um comentário