Dicas que valem ouro: onde comer os melhores frutos do mar do mundo
Cada vez que ia viajar, Francisco Urban – comandante do grupo Pier do Victor – pedia dicas de restaurantes aos amigos. E quando os amigos iam viajar, pediam a ele endereços interessantes onde encontrar boa comida. Esse troca-troca rendeu um acervo de informações e, há quase dois anos, surgiu a ideia de escrever o recém-lançado Sabores do Mar – Uma Seleção de Grandes Restaurantes de Peixes e Frutos do Mar ao Redor do Mundo, lançado pela Pulp Editora. “Minhas viagens sempre foram movidas a comida e vinho”, conta o autor, que começou a viajar muito em 2006, quando foi para a França pela primeira vez. O livro traz endereços do Japão, da Escandinávia, da África do Sul e até da Nova Zelândia.
Entre os mais de 50 restaurantes indicados, pedimos ao Chico para escolher os cinco melhores endereços que o fã de frutos do mar não pode deixar de conhecer. “A ideia é continuar viajando e manter o guia atualizado”, completa Chico. Confira as indicações – ilustradas com trechos retirados do próprio guia – e programe já suas próximas viagens.
1 ELKANO (Espanha)
www.restauranteelkano.com
“Experimente o Cogote de Merluza (pescoço de pescada), as Kokotxas (bochechas de bacalhau) ou o Salpicón de Bogavantes (lagosta da região). O Filé de Rodaballo (parecido com o linguado) é grelhado à perfeição, como todo o resto do cardápio.”
2 ASADOR ETXEBARRI (Espanha)
www.asadoretxebarri.com
“No cardápio, uma seleção de alimentos frescos grelhados à perfeição. Seja a ventresca cor-de-rosa de um atum fresco, um lombo de bacalhau ou as saborosas miniangulas (enguias), o chef consegue que cada um tenha seu sabor realçado apenas com o calor do carvão da grelha.”
3 SOLAR DOS PRESUNTOS (Portugal)
www.solardospresuntos.com
“Os Pastéis de Bacalhau ou Vinagrete de Polvo de entrada podem ser seguidos de uma Mariscada Especial, que vem com lagosta, camarões, lagostins e mexilhões. Há também o Camarão-tigre Grelhado, que pode vir das praias de Moçambique.”
4 MAREA (Estados Unidos)
www.marea-nyc.com
“Ouriço-do-mar com uma fina camada de bacon, Filé de Linguado marinado em Algas-marinhas, Vieiras com Endívias e Bagna Caudà, um molho típico de Piemonte, são algumas das sugestões de dar água na boca. As massas, todas caseiras, com frutos do mar, deveriam ser aplaudidas de pé.”
5 LE DIVELLEC (França)
“Foram vários os chefes de estado que Le Divellec conquistou e que frequentam seu estabelecimento. Uma de suas grandes invenções é a Prensa de Lagosta, em que a carcaça do crustáceo é prensada a fim de retirar um caldo de sabor único.”
*Matéria publicada originalmente na edição 158 da revista TOPVIEW.