ESTILO

Na cidade dos mil templos

A chef Joy Perine, do Zea Maïs, e o diretor e roteirista Diogo dos Reis Ruiz, da Asteroide Filmes, estão no Japão gravando o segundo episódio da série Enjoy. O primeiro foi no Marrocos e ainda virão mais quatro: Peru, Vietnam, Índia e Rússia.

 

Diogo nos conta como foi o quinto dia por lá:

 

“Dia 5 | Kyoto

 

A próxima parada era Kyoto, a antiga capital do Japão. É uma cidade linda, lembra muito Curitiba pela quantidade de árvores. Diversos parques e templos, não é à toa que a cidade é conhecida como “a cidade dos mil templos”.

Posso dizer que foram os mais lindos que já vimos na viagem. O templo zen budista Kinkaju-ji é um símbolo pra cidade, o Pavilhão Dourado é de tirar o fôlego, faltou memória pra tantos takes.

Pensei que Kyoto ficaria mais para turismo do que para gastronomia, mas a Joy provou o Okonomiyaki de lá. Em Kyoto a massa é recheada com onegui (a cebolinha japonesa), ovos, camarão, lula e polvo, e por cima vai um molho adocicado e alga nori.

Outra coisa legal foi conhecer um restaurante com esteiras. Uma moda que tá chegando no Brasil, mas que aqui no Japão é bastante comum. Inclusive os japoneses estão descontentes, pois algumas redes estão abrindo com o mesmo sistema, sem respeitar a tradição: além das comidas típicas, até batata frita passa. O que fomos era um legítimo e bastante tradicional.

 

Joy e Diogo em restaurante que serve em esteiras rolantes: comida tradicional.
Joy e Diogo em restaurante que serve em esteiras rolantes: comida tradicional.

Joy e Diogo em restaurante que serve em esteiras rolantes: comida tradicional.

 

Boas experiências e é apenas o primeiro dia por aqui! Amanhã tem mais.

 

Leia mais:
Joy agora no Japão
Ovo cru no café da manhã
Chá de arroz e casamento
No maior mercado de peixe do mundo
De bike aos pés do Monte Fuji
Receita de chawanmushi
Pimenta, saquê e karaokê
Na cozinha de um restaurante japonês
Dia de provar o yakiniku
A fonte da juventude
Museu do saquê
Sumô e ryokan em Tóquio
Chef também come fast food

 

 

 

Deixe um comentário