ESTILO GASTRONOMIA

TOPVIEW indica: 3 restaurantes para experimentar culinária autoral em Curitiba

A capital paranaense, conhecida por sua rica cultura gastronômica, tem atraído cada vez mais a atenção dos amantes da culinária autoral. Com uma cena vibrante e inovadora, Curitiba oferece uma variedade de experiências únicas para os paladares mais exigentes. De restaurantes aconchegantes a espaços contemporâneos, a cidade se destaca através da criatividade que traz para a mesa.

Mais do que apenas refeições, os chefs estão transformando a combinação de ingredientes em experiências inéditas e histórias em pratos, celebrando a riqueza da criatividade e da identidade.

CONFIRA: NEW! Saiba tudo sobre o Festival Gastronômico de Curitiba; ação é realizada em parceria entre a TOPVIEW e a Rádio Jovem Pan News Curitiba

O que é culinária autoral?

A culinária autoral vai além das receitas tradicionais.“Ela é uma expressão artística que reflete a personalidade do chef, suas experiências e influências. Cada prato é uma manifestação única de criatividade, combinando sabores, texturas e apresentações de maneiras inesperadas”, comenta o chef Henrique Jorge Campos, do Figurate Italian Food.

Ao criar pratos autorais, os chefs também estão celebrando a identidade cultural e os ingredientes locais.

“A culinária autoral pode ser uma ponte entre o passado e o presente, preservando técnicas tradicionais e adaptando-as ao contexto contemporâneo”, diz Campos. 

LEIA TAMBÉM: Italian night: Vino! Cabral oferece noites especiais às quartas

3 restaurantes de culinária autoral em Curitiba

Figurate Italian Food

Com uma dark kitchen localizada dentro do Carmel Gastrobar, o Figurate Italian Food é uma pedida certeira para os amantes da pizza autoral. Com um cardápio exclusivo, o chef combina ingredientes locais de forma inovadora. Cada pizza é uma obra de arte com sabores surpreendentes e apresentação impecável.

O chef Henrique Campos, formado em nutrição e em gastronomia, possui ampla experiência em comida italiana, por ter morado e trabalhado na Itália, onde se especializando. Henrique também valoriza muito os produtores locais. Cada ingrediente das pizzas e focaccias é cuidadosamente selecionado, incentivando a economia local e oferecendo a melhor experiência gastronômica possível. 

O Figurate tem delivery e atende pelo Ifood. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Figurate Italian Food | CWB (@figuratecwb)

Onde: R. Dep. Carneiro de Campos, 159 – Hugo Lange
Instagram: clique aqui.

VEJA TAMBÉM: #DESSERT: Marcondes tem sobremesas ideais para quem busca ir além de um simples doce

Kitsune

Situado no coração de Curitiba, o Kitsune é um santuário para quem busca experiências autorais. O menu é uma jornada pelos sabores do Japão, reinterpretados de forma autêntica e contemporânea pelo chef André Pionteke. A atmosfera acolhedora e sofisticada complementa a experiência memorável.

André Pionteke tornou-se conhecido após sua participação em um conhecido programa televisivo de gastronomia. Natural de Curitiba, o chef possui um prato favorito em seu restaurante, o lámen, que tem destaque especial no menu da casa. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Andre Pionteke (@andrepionteke)

Onde: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 695 – Centro
Instagram: clique aqui.

Restaurante Igor

No bairro Batel, o Restaurante Igor é uma celebração da comida como uma expressão de amor. O cardápio, repleto de frutos do mar e peixes, é uma fusão de memórias familiares e influências culinárias diversas. Cada prato conta uma história, proporcionando uma experiência autêntica e envolvente.

O chef Igor Marquesini tem anos de experiência na área, com trabalhos em restaurantes no Brasil e no exterior. A criação do Restaurante Igor consolidou todas essas experiências e anos de pesquisa em um único lugar.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Restaurante Igor (@restauranteigor)

Onde: R. Gutemberg, 151 – Batel
Instagram: clique aqui.

“Todos esses são trabalhos que honram a herança gastronômica de Curitiba, assim como as referências trazidas por cada chef, além de abrirem portas para novas interpretações e experimentações”, arremata o chef Campos.

Deixe um comentário