ESTILO

DIY: Aprenda a fazer uma horta com ervas e temperos comprados no mercado!

A Japi, marca de acessórios de jardinagem, dá várias dicas de formas de cultivar os alimentos

Neste período de quarentena, algumas pessoas tendem a sentir falta de sair e do contato com a natureza. E uma dica para diminuir essa sensação é cultivar plantas em casa! A dedicação no cuidado delas poder ser um alento nestes tempos difíceis.

Uma ideia é começar uma horta de ervas e temperos com alimentos comprados no mercado mesmo, que tal? Diferente daquilo que muitos acham, não é preciso um quintal com terra ou muito espaço. É possível plantar em floreiras, vasos, vasos verticais ou até em embalagens recicladas!

Na hora de escolher as plantas, é ideal saber que, como toda e qualquer espécie, cada uma tem sua especificidade de cultivo. Para facilitar o dia a dia dos cuidados, o indicado é que as escolhas sejam por espécies parecidas em regas e quantidade de luz solar. 

Várias ervas e temperos comprados no mercado podem ser replantados a partir de galhos ou partes específicas, como alecrim, manjericão, hortelã e erva-cidreira.

Para cultivá-los em casa, corte alguns galhos, retire as folhas de baixo e mantenha as de cima. Coloque em um recipiente com água, que deve ser trocada a cada dois dias, e deixe em um local que receba bastante luz solar. Espere algumas semanas, até que as raízes cresçam. Depois é só transferir para um vaso com terra!

A cebolinha também é uma opção fácil: Basta cortar a parte branca, deixando um pedaço da parte verde, colocar em um recipiente com água, cobrindo um pouco da parte branca. Depois troque a água diariamente. Em algumas semanas, a raiz crescerá e aí é só plantar em um vaso.  

Por fim, para ter mais uma opção na sua horta, o salsão é replantado a partir da base, que costuma ser descartada. Para cultivar, corte e coloque ela em um prato pequeno ou tigela com água, com a base para baixo e o caule para cima, em local ensolarado e umedeça a parte de cima para não ressecar. Depois de uma semana, mais ou menos, folhinhas vão brotar no centro, aí é só transferir essa base para um vaso, cobrindo com terra, com exceção das pontas das folhas.

Mais fácil do que imaginava, não é? Depois é só se dedicar a cuidar da irrigação e adubação, da necessidade específica de cada espécie, observar a saúde delas e esperar que cresçam para desfrutar de seu aroma e sabor!

Deixe um comentário