Do cruzeiro para dentro de casa: Confira 5 receitas de pratos servidos no Uniworld! - TOPVIEW

Do cruzeiro para dentro de casa: Confira 5 receitas de pratos servidos no Uniworld!

Três das receitas levam a assinatura da proprietária da companhia, Bea Tollman, e de chefs da empresa

Compartilhe

Nesses dias de quarentena, a culinária se tornou uma das principais atividades para as famílias, já que não é possível sair de casa. Para trazer uma experiência única de alta gastronomia, a Uniworld Boutique River Cruise Collection, a mais premiada linha de cruzeiros fluviais de luxo do mercado, apresenta uma seleção especial de receitas do livro “A Life In Food”, de Bea Tollman, para divulgar a alta gastronomia servida nos navios-boutique. O que acha de prepará-las na próxima refeição? 

A seleção conta com cinco receitas, sendo que três desenvolvidas por Bea. A primeira, por sinal, conta com um ingrediente bem tropical: trata-se de um bolo criado por ela com castanhas brasileiras, o qual é servido no hotel Bushmans Kloof (África do Sul), que faz parte da rede de hotéis de luxo Red Carnation!

Bolo de Castanhas Brasileiras

“Ao longo dos anos experimentei muitos bolos de frutas. Este, em particular, me parece que, além de ser o mais bonito, possui uma combinação maravilhosa de sabores e texturas. Depois de o servirmos em safáris na Reserva de Sohebele, no começo dos anos 70, passamos a servi-lo em Bushmans Kloff também – é uma receita eterna” conta Bea Tollman.

Ingredientes
500g de castanha-do-pará
500g de tâmaras
150g de cerejas adocicadas
150g de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
3 ovos
150g de açúcar
½ colher de chá de fermento em pó
Forma de assar de 24 x 6 x 1cm

Preparo:
Em uma vasilha, peneire a farinha de trigo e misture-a com as castanhas, tâmaras e cerejas. Bata os ovos até formar uma espuma fofa. Adicione a baunilha na mistura de frutas e castanha. Unte e cubra a forma com papel manteiga e jogue a massa espalhando-a uniformemente. Asse em forno baixo (aproximadamente 170 º) por 1h30. Retire a forma do forno, deixe esfriar, retire as bordas com uma faca afiada e remova o bolo.

Frango Empanado com Gergelim

Para Bea, essa receita deliciosa é mais delicada do que parece! “Seu maior desafio é manter a crosta de gergelim crocante. Combinada com tomates fatiados, regados com azeite de oliva e vinagre de vinho branco, ou ainda com uma salada fresca de repolho, é uma ótima opção para o verão”, relata.

Ingredientes
1 ovo
200 ml de leite evaporado
1,5 kg de frango cortado em 8 pedaços, mais asas e coxas
1 xícara de chá (750 ml) de óleo
1 xícara de chá (250 g) de manteiga

 

Crosta de gergelim
10 colheres de sopa (150 g) de semente de gergelim torrada
2 xícaras de chá (250 g) de farinha de trigo
1 colher de chá (5 g) de tempero “Poultry” – mistura de tempero para aves (tomilho seco, alecrim seco, sálvia seca, manjerona seca, noz-moscada e pimenta do reino)
2 colheres de chá (10 g) de alho em pó
1 colher de chá (5 g) de gengibre em pó
4 colheres de chá (20 g) de páprica
2 colheres de chá (10 g) de sal
Pimenta do reino em pó a gosto

 

Leite evaporado
Misture 100g de leite em pó instantâneo com 240 ml de água morna até ficar homogêneo em temperatura aproximada de 45° graus.

Preparo:
Misture os ingredientes secos da crosta de gergelim para fazer uma mistura fina. Bata o ovo com o leite evaporado. Mergulhe os pedaços de frango no líquido preparado anteriormente. Após retirar o excesso, passe na crosta de gergelim, cobrindo todo o frango.

Em uma frigideira funda, aqueça o óleo e a manteiga. Quando atingir a temperatura média-alta, comece a fritar de forma que o óleo cubra metade dos pedaços de frango. Comece com as coxas e sobrecoxas, já que levam mais tempo para fritar. Tente virar cada pedaço apenas uma vez, já que a crosta de gergelim é muito delicada. Frite ambos os lados até dourar.

Salada de Cogumelos Camboja Khmer

Ingredientes
½ cm de raiz de gengibre cozida em água com folhas de capim-limão e folhas de limão kaffir (geralmente encontradas congeladas em restaurantes de comida asiática)
500 g de cogumelos sortidos (shitake, champignon, enoki, flórida, “orelha-de-madeira”)
1 colher de sopa (15 ml) de vinagre de arroz
1 colher de sopa (15 ml) de óleo de gergelim
1 pimenta vermelha fresca
Pepino ralado, manga (verde) ou cenoura ralada
4 colheres de sopa (60 ml) de molho de soja
1 dente de alho triturado
1 colher de chá (5 g) de açúcar cristal
1 /2 colher de chá (2 g) de sal
1 cebolinha picada
1 colher de chá (5 g) de semente de gergelim torrada
Alface picada

Preparo:
Ferva a raiz de gengibre até que o sabor do gengibre apareça. Adicione os cogumelos deixando-os cozinhar rapidamente. Esfrie a mistura e marine com o vinagre de arroz, óleo de gergelim e a pimenta vermelha. Feito isso, misture as cenouras e os pepinos e marine com o molho de soja e o alho picado. Adicione açúcar e sal a gosto. Deixe a salada descansar por 1 hora antes de servir e, na sequência, a coloque em cima de uma camada de folhas de alface americana crocante. No topo, coloque os cogumelos marinados. Finalize com cebolinha verde e semente de gergelim torrada

Apple Strudell Austríaco

“A história do strudell remonta a milhares de anos, quando era uma opção fácil de ser preparada pela população pobre. No entanto, foi a massa turca baklava, introduzida na Aústria em 1453, que lançou a base para o strudell na forma que conhecemos e amamos atualmente” segundo Delio Garavito Vargas.

Ingredientes
Massa
4 xícaras (600 g) de farinha de trigo peneirada
1 ¼ xícara (300 g) água
4 colheres de sopa (60 ml) de óleo vegetal
1 ou 2 ovos (80 g)
Pitada de sal

Recheio
5 a 6 maçãs
1 xícara de farinha de rosca branca passada na manteiga
1 xícara de nozes picadas (nozes comuns ou pecans)
¾ xícara de açúcar
¼ colher de chá de canela em pó
2 colheres de suco de limão
1 /2 xícara de uva passa
4 colheres de chá de rum

Preparo:
Massa: Misture todos os ingredientes até formar uma massa que não grude na mão e a deixe descansar por 1 hora

Recheio: Pré-aqueça o forno a 220°C. Pique as maçãs e misture com todos os ingredientes do recheio. Abra a massa com um rolo até ficar bem fina. Depois de esticada, adicione o recheio e enrole no formato de um rocambole. Pincele a parte superior com manteiga derretida e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse o strudel por, aproximadamente, 45 minutos. Após retirar do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva quente com creme de baunilha.

Cheesecake da Bea

“Passei um bom tempo testando esta receita para garantir um sabor perfeito e uma textura suave. Esse é o resultado de uma fusão entre modos de preparo diferentes, que foram aprimorados ao longo dos anos para obter uma consistência precisa e deliciosa. Foi um trabalho de amor até acertar a receita. Eu, realmente, amo um bom cheesecake” relata Bea Tollman.

Ingredientes
1,35 kg de cream cheese batido
1 ½ xícara (350 g) de açúcar refinado
6 ovos (temperatura ambiente)
1 fava de baunilha cortada e com as sementes retiradas
1 colher de sopa (15 ml) de extrato natural de baunilha
1 pitada de sal
2 xícaras (450 ml) de creme de leite

Cobertura
2 xícaras (450 ml) de creme de leite
1/4 xícara (50 g) de açúcar refinado

Base crocante
1 ¼ xícaras (250 g) de farofa de biscoito tipo Graham Craker ou biscoito de maisena
2/3 de xícara (130 g) de açúcar refinado
170 g de manteiga derretida
3/4 colher de chá (2 g) de canela em pó (opcional)

Preparo
Para preparar a base crocante, misture o farelo de biscoitos, açúcar, manteiga derretida e canela até ficar homogêneo. Pressione a mistura em uma forma de fundo removível de 20 cm, garantindo uma camada fina e consistente. Asse por 7 minutos a 190 °C. Deixe esfriar e depois refrigere por 1 hora. Bata o cream cheese com metade do açúcar. Adicione as gemas, as favas e as sementes de baunilha, o extrato de baunilha, o sal e o creme de leite e bata novamente. Reserve. Bata as claras com o restante do açúcar e adicione na mistura de queijo. Despeje delicadamente a mistura na forma em que está a crosta. Cubra o fundo da forma com papel alumínio e coloque em banho-maria. Asse no forno por 1 hora a 180° C, desligue e deixe descansar no próprio forno por mais 1 hora. Remova, deixe esfriar e leve para a geladeira por 12 horas. Para a cobertura, adicione uma bola de chantilly com uma folha fresca de hortelã.

Saiba mais sobre Bea Tollman

Proprietária, ao lado de seu marido Stanley Tollman, da The Travel Corporation e mãe do CEO do conglomerado, Bret Tollman, ela é presidente e fundadora da Red Carnation Hotels, que reúne 17 luxuosos endereços na Europa, nos Estados Unidos e na África do Sul. Bea também é a autora do livro “A Life in Food”, obra recheada de memórias e receitas, muitas delas passadas de geração em geração ou, simplesmente, descobertas durante suas aventuras pelo mundo. O título também relata a história de como a Red Carnation Hotels foi estabelecida e revela, ainda, a inspiração de alguns dos pratos mais populares de seus hotéis, muito dos quais foram aperfeiçoados por ela própria, antes de ensinar a cada chef de suas propriedades.

In this article

Join the Conversation