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Como é encomendar um dos três Rolls-Royce Boat Tail

Inspirado nos iates de corrida do início do século 20 e no Phantom II Boat Tail de 1932, exemplar carrega talheres de ouro rosa

No início deste mês, nos jardins do hotel Mandarin Oriental, nas margens pitorescas do Lago Como, no norte da Itália, a Rolls-Royce revelou seu segundo Boat Tail. Pintado em um tom camaleônica que muda de quase branco para bronze profundo, dependendo de como o sol o atinge, este é o segundo de apenas três que existem.

(Foto: divulgação)

Encomendado por um cliente da Rolls-Royce que trabalha em estreita colaboração com a empresa há quatro anos, o carro compartilha sua plataforma e aparência geral com o primeiro Boat Tail, revelado em 2021, mas é totalmente único – inclusive nos talheres de ouro rosa e nas banquetas de fibra de carbono que formam seu conjunto de jantar ao ar livre.

(Foto: divulgação)

O carro é inspirado nos iates de corrida do início do século 20 e no Rolls-Royce Phantom II Boat Tail de 1932, que um proprietário do atual Boat Tail também possui. Este exemplar em particular foi encomendado por um cliente fiel da Rolls-Royce baseado no Oriente Médio, e cuja empresa familiar na indústria de pérolas levou a quatro conchas usadas para formar certos elementos do interior, além de fornecer inspiração para a cor externa.

(Foto: divulgação)

É uma cor realmente muito difícil de descrever, já que muda muito na luz do lago. A Rolls-Royce diz que a base é “uma mistura cintilante de ostra e rosa suave, com grandes flocos de mica branca e bronze adicionando uma qualidade perolada única que muda sutilmente sob diferentes condições de luz”.

Como essa pintura reage à luz solar difere dependendo do país em que está, diz a Rolls-Royce. E para garantir que o cliente soubesse o que esperar, a Rolls-Royce enviou painéis de carroceria inteiros para eles, apenas para ver como ficavam sob o sol local. Esta é apenas uma parte do processo de construção de carrocerias da Rolls-Royce, algo que apenas os clientes mais fiéis da marca podem experimentar.

CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös explica: “foi ideia dos clientes fazer isso, remontando ao Boat Tail de 1932, que um dos clientes possui e foi assim que toda a ideia se desenvolveu. Nossos clientes, que chamamos de lumiares, são cerca de 100 no mundo e se conhecem, o que eu chamaria de clube da super elite. A ideia de jantar ao ar livre na parte de trás veio deles.”

(Foto: divulgação)

O conjunto de jantar, totalmente exclusivo para cada Boat Tail, inclui talheres e louças, além de armazenamento com temperatura controlada para vinho, além de um guarda-sol e um par de bancos de fibra de carbono dobráveis.

Pressione um botão no chaveiro e o deck traseiro com painéis de madeira se abre como as asas de uma borboleta, revelando o conjunto de jantar que se eleva para cima para facilitar o acesso. O painel Royal Walnut, completo com riscas de ouro rosa incrustadas, foi escolhido pelo proprietário porque envelhece e muda de cor ao longo do tempo para complementar o couro conhaque do interior.

Na frente, a icônica grade foi usinada a partir de uma única e gigantesca peça de alumínio e, ao contrário de qualquer outro Rolls-Royce, dispensa um tampo triangular de alumínio. Acima está o mascote Spirit of Ecstasy, feito de ouro rosa.

Ter acesso à divisão de carrocerias exclusivas da Rolls-Royce não é fácil, e certamente não é um caso de passar um cheque em branco para o CEO. Müller-Ötvös continua: “podemos vender muitos, muitos, muitos projetos de carrocerias, mas por sua própria natureza queríamos limitá-los. Nossa intenção é tê-los a cada dois anos, mas talvez a cada ano no futuro. É um estabelecimento firme em nossa empresa e já estamos reservados por muitos e muitos anos com projetos”.

“É algo em que os clientes vêm até nós, ou a mim, e dizem: ‘Thorsten, eu quero fazer isso’. Então colocamos você na lista e muitos deles já vêm com ideias do que querem fazer e como deve ficar. É uma exigência os clientes visitarem a sede da Rolls-Royce em Goodwood, Inglaterra, seis ou sete vezes durante o projeto. Você precisa estar comprometido, estar totalmente envolvido”, completa.

Embora a Rolls-Royce se descreva principalmente como uma empresa de luxo, não uma fabricante de automóveis, os clientes que embarcam em um projeto desses precisam entender como os veículos são projetados e construídos; que existem certas limitações quando se trata de engenharia e legislação.

“É uma jornada de quatro anos e, de tempos em tempos, também pode ser uma jornada complicada”, acrescenta o CEO. “Nem sempre é fácil. Eu preciso de um cliente que entenda tecnicamente o que é possível e o que não é; alguém que entende que certos detalhes podem mudar através do processo de engenharia. Esses clientes são aficionados”, avalia Müller-Ötvös.

Além de receber um carro exclusivo ao final do processo de quatro anos, os compradores do Boat Tail (e clientes de futuros projetos) são inscritos na história da Rolls-Royce. Referindo-se ao proprietário do Boat Tail em ouro rosa, Müller-Ötvös diz enfaticamente: “com este carro, o cavalheiro que o encomendou é para sempre – para sempre, eu realmente digo para sempre – uma parte da história da Rolls-Royce Motor Cars. Ele fica gravado nos arquivos da empresa. Isso é super convincente, é algo que o dinheiro não pode comprar.”

Falando em dinheiro, a Rolls-Royce fica de boca fechada sobre o custo de suas comissões de Boat Tail. O exemplar anterior, supostamente encomendado por Beyoncé e Jay-Z, custou cerca de US$ 30 milhões. Müller-Ötvös diz: “para os clientes não se trata de preço. Nós nunca discutimos sobre ‘oh, o que é isso? O que você vai me cobrar por isso?’. Não é para isso que estamos aqui. Os clientes dizem-nos o que querem e nunca falamos de preço. O preço é o preço.”

Esse número pode aumentar rapidamente quando se trata de comissões pontuais. Pergunto a Müller-Ötvös sobre os talheres de ouro rosa e ele sorri, depois balança a cabeça, incrédulo. “Não é nosso. É feito por outras casas de luxo de alto padrão, para porcelanas e talheres. Os clientes adoram se envolver até mesmo nesses pequenos detalhes. Os talheres são de ouro rosa, ouro rosa puro e são brilhantes. É caro, mas é a sua escolha. Eu sou um grande fã de ouro rosa, mas você pode imaginar o que significa ter talheres de ouro rosa. Cada coisinha é muito cara”.

Outro cliente Rolls-Royce pode encomendar um conjunto de talheres ou os bancos de carbono e couro para si? “De jeito nenhum. Sem chance.”

A Rolls-Royce e sua equipe de 100 pessoas trabalhando na divisão de carrocerias especiais agora têm um terceiro Boat Tail para concluir, mas ainda não foi decidido se esse cliente deseja exibir o carro publicamente. Depois disso, um quarto projeto de carroçaria foi encomendado, mas “é um carro muito diferente”, diz Müller-Ötvös.


(Via: Forbes)

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