ESTILO

A história por trás do desfile épico de Christopher John Rogers em ‘Gossip Girl’

Um fã da série original e que teve novamente a chance de participar do reboot

Um silêncio cai sobre o espaço barulhento do Park Avenue Armory enquanto uma multidão de fashionistas se senta nas arquibancadas, prontos para assistir ao mais recente desfile do jovem designer mais empolgante de Nova York, Christopher John Rogers. Uma enorme cortina de cetim cai e as luzes se acendem em um cenário teatral que lembra o interior de um prédio de apartamentos luxuosamente minimalista, de onde descem modelos para a estrondosa trilha sonora de “A Palé” de Rosalía. Na primeira fileira estão as celebridades do mundo da moda e da cultura de Nova York, incluindo Lindsay Peoples Wagner , do The Cut , o estilista Mel Ottenberg e o curador Antwaun Sargent. 

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Se isso soa como o cenário típico de um desfile de bilheteria na New York Fashion Week, você não está errado. Mas, neste caso, é a peça set culminante do primeiro episódio do Gossip Girl reboot, que estreou na semana passada na HBO Max nos EUA. Apresentando designs da coleção de primavera de 2021 de Rogers , a cena oferece uma visão irresistível de como o mundo da moda pode ser, uma vez que se abre para o que muitos estão prevendo que será um segundo Roaring Twenties. (E em um momento de perfeita sincronicidade, o episódio estreou no meio dos primeiros desfiles de moda presenciais na Paris Couture Week em mais de um ano, e exatamente quando a coleção de Rogers está começando a chegar às lojas).

Julien Calloway (interpretado por Jordan Alexander) e uma pose de modelo no set do show de Christopher John Rogers no primeiro episódio de Gossip Girl (Foto: Karolina Wojtasik | HBO Max)

“A primeira vez que assistimos ao desfile da cena no monitor, e ao ver [Jordan Alexander] sair com um dos meus vestidos favoritos da coleção, tive calafrios”, disse Rogers sobre a experiência. “Foi uma grande emoção!” Depois que a pandemia atrapalhou os planos de Rogers de encenar um show em pessoa para sua oferta de primavera de 2021 (em vez disso, ele o apresentou por meio de um lookbook), Gossip Girl surgiu como uma oportunidade improvável de finalmente mostrar o mundo que ele construiu em torno dela na íntegra – e traduzir a emoção de assistir a um de seus espetáculos de passarela famosos e bombásticos para telespectadores de todo o mundo. 

“Foi esse momento incrível que pudemos fazer o show para Christopher, e que fosse esse grande momento na estreia de Gossip Girl”, disse Eric Daman, figurinista da série original e seu novo brilhante reboot. “E sua estética de design era perfeita para ele, as cores e os gráficos – opulência, mas de uma forma muito moderna.”

Christopher John Rogers (em um de seus padrões de listras multicoloridas) e sua equipe assistem à cena sendo filmada (Foto: Karolina Wojtasik | HBO Max)

Tanto para Daman quanto para o criador do programa, Joshua Safran, a abordagem distinta de Rogers para a moda – ao mesmo tempo decadente de parar o coração e firmemente inclusiva – fez com que ele se sentisse um parceiro óbvio para sua nova iteração do programa, que equilibra o raunch provocativo do original Gossip Girl com algo mais socialmente consciente. “Eu já conhecia Christopher, mas acho que foi Eric quem o sugeriu primeiro”, diz Safran. 

“Lembro-me de ver o trabalho de Christopher pela primeira vez há alguns anos, e seu uso de cores e formas simplesmente me surpreendeu”, acrescenta Daman. “Numa altura em que tudo era desportivo, ele apareceu com todo este tafetá babado lindo que de certa forma parecia virado para o futuro, pois a forma como o desenhava e as cores que usa eram muito atuais e contemporâneas. Pensando bem, havia algumas opiniões executivas que queriam uma casa maior e mais estabelecida para o reconhecimento da marca, mas Josh e eu éramos ambos muito inflexíveis de que fosse Christopher. ”

Alexander usou um look da coleção de primavera de 2021 de Christopher John Rogers no primeiro episódio de Gossip Girl (Foto: Karolina Wojtasik | HBO Max)
(Foto: Karolina Wojtasik | HBO Max)

Depois de se conectar com Rogers por meio do amigo de Daman, o editor-chefe do Fashionista Tyler McCall, o trio começou a reunir suas ideias para um desfile que pareceria o último momento da moda em Nova York. “Eu sempre quis ter um desfile de moda no piloto, como na Gossip Girl original tínhamos um desfile de moda de guerrilha, mas nunca tínhamos feito um desfile de moda a todo vapor, porque realmente não tínhamos o orçamento, em seguida, para prepará-lo adequadamente ”, diz Safran. “Então eu sabia que queria que isso fosse a peça central, e sempre quis que pudesse ficar ao lado de alguns dos desfiles de moda maiores e mais grandiosos. Embora menos parecido com o show de Jacquemus em um campo de lavanda, e mais como o show de Tom Ford no metrô – queríamos que fosse muito nova-iorquino ”.

“A primeira conversa que tivemos com Eric e Joshua foi definitivamente surreal”, lembra Rogers. “O que mais me entusiasmou sobre a visão deles para o show foi como ele estava tentando refletir o zeitgeist em tudo, desde o casting, o estilo e a edição. Alguns designers incrivelmente talentosos contribuíram para os episódios da série original, por isso fiquei muito feliz em ser considerado para trabalhar com eles neste próximo capítulo.”

Atores Savannah Smith e Whitney Peak entre as tomadas (Foto: Karolina Wojtasik | HBO Max)

Também ajudou o fato de Rogers – e, ele observa, alguns membros de sua equipe – ser um grande fã da série original. Ele se lembra de ter assistido ao show em sua cidade natal, Baton Rouge, e ter ficado cativado tanto pelo olho de Daman para os detalhes quanto pela maneira como ele capturou com perfeição um determinado momento (entre um determinado conjunto social) na cidade de Nova York. “Eu acessava os blogs do LiveJournal e do Tumblr para ver quais designers e marcas o elenco estava vestindo e fiquei cativado pela forma como Eric foi capaz de criar identidades estéticas distintas para cada um dos personagens”, diz Rogers.

Embora Daman quisesse recompensar a lealdade dos fãs originais, como Rogers, que retornou a Gossip Girl quase uma década depois, acrescentando algumas referências de alfaiataria à primeira tentativa do programa (mais notavelmente, você verá isso nos estilos dos uniformes escolares ), ele também queria refletir algumas das conversas mais urgentes que acontecem no setor atualmente. “Queríamos voltar ao original, mas também perguntar: quem são os designers importantes agora?” Daman diz. 

(Foto: Karolina Wojtasik | HBO Max)

Uma vez que eles estabeleceram a estrutura da narrativa em torno do show, construir os visuais tornou-se totalmente colaborativo. “Selecionamos convidados para se apresentarem na plateia, escalamos algumas de nossas musas e figurantes para o cenário dos desfiles de moda, e alguns membros da minha equipe apareceram como figurantes nos bastidores da cena”, diz Rogers. Daman acrescenta: “Queríamos representar a sua visão dessa coleção, por isso usamos os seus modelos, a sua inspiração para cabelo e maquiagem. Sempre foi muito importante permanecer fiel ao seu ponto de vista sobre o assunto. Eu não queria manchar isso com a perspectiva de um estilista que estava fora de seu universo.”

No clímax da cena, Julien Calloway e Zoya Lott (Whitney Peak) se enfrentam no final da pista (Foto: Karolina Wojtasik | HBO Max)

Quando se tratou da escala de cair o queixo do set, no entanto, Daman e Safran provocaram alguns dos detalhes de antemão, mas mantiveram a revelação final uma surpresa para Rogers até o primeiro dia de ensaios. “Foi um momento muito divertido, ver como outra pessoa interpreta sua marca e visão em um desfile feito para a TV”, diz Rogers. O sentimento é claramente mútuo: para Safran e Daman, ver sua visão realizada através das lentes estéticas singulares de Rogers foi a cereja no topo do primeiro episódio. “É como uma instalação de arte gigante e é uma grande parte da história, então me sinto muito grato por podermos protegê-lo e tê-lo como parte disso, sabe?” Daman diz.

No entanto, para Rogers, a importância dessa representação emocionante do mundo da moda na TV é ainda mais profunda. “Estou animado com a marca por fazer parte de uma conversa cultural mais ampla sobre onde o mundo está hoje em 2021, o que quer que isso signifique para os espectadores e fãs do programa, e quanto as coisas evoluíram desde 2007”, reflete Rogers . “Ser alguém que assistia o show originalmente em Baton Rouge, com esperança de me mudar para Nova York para começar uma carreira na moda, agora ter um show dentro desse mesmo show – é muito especial. Espero que os espectadores dentro e fora do mundo da moda possam ver isso como uma prova de que tudo é possível.”


(Via: Vogue)

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