Vida leve é vida sem rancor

TOP VIEW: Você é mineira e vive em Curitiba há quase 30 anos. Do que mais sente falta de Minas Gerais?
MIRA GRAÇANO: Do estilo de vida do interior, do povo chegado. Qualquer problema de saúde a gente recebe visitas; festa de aniversário de amigo dispensa convite; e nos fins de semana invariavelmente tem churrasco numa chácara. Passei uma semana na minha cidade – Barroso – antes de começar o trabalho na RIC TV/Record e cada amigo que encontrava era como se tivéssemos nos visto ontem. Minas tem céu azul boa parte do ano e as pessoas amam se visitar. Em toda casa que entramos, temos que tomar um cafezinho com broa de fubá.

TV: Hoje você se considera mais paranaense ou mineira?
MG: Amo o Paraná. Tenho um curitibano querido em minha vida – meu filho Thiago, de 14 anos. Divertido, debochado, bem ao estilo da família de minha mãe. Mas eu ainda me sinto muito mineira. Fora da televisão ainda tenho o sotaque mineirinho, amo artesanato de Minas, pão de queijo… Tudo o que faz parte das minhas raízes.

TV: A culinária mineira é irresistível. Mas existe uma comida paranaense imbatível?
MG: Pinhão na chapa ou no fogão à lenha é imbatível.

TV: Você conhece Curitiba, seus cantos e histórias como poucos. Qual a faceta curitibana que você prefere?
MG: Quando vou a Minas sinto falta das ruas mais limpas de Curitiba, das filas nos pontos de ônibus, dos parques maravilhosos. Somente Curitiba tem a Feirinha do Largo, o Bosque do Papa, a Rua das Flores e figuras como o vampiro Dalton Trevisan, o livreiro Chain ou o artista popular Hélio Leites.

TV: Você é uma mulher da televisão. Tem que estar sempre elegante. Qual é o seu conceito de elegância?
MG: Ser elegante é ser verdadeiro autêntico. É usar o que eu gosto, sem me importar com a opinião do outro. Não consigo conceber a ideia de gastar além do que posso para parecer o que não sou.

TV: Você acaba de estrear nas manhãs da RIC TV/Record Paraná com o programa Vida Leve (de segunda a sexta das 6h30 às 7h30). O que é vida leve para você?
MG: É vida em paz. Não me refiro à vida sem problemas, porque isso não existe. Falo de paz interior, que não depende das circunstâncias e está ao alcance de todos. Vida leve é vida sem rancor, sem a ilusão de que temos que ser felizes o tempo todo. É vida de fé. Como diz o verso bíblico: “Entregue o teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará” (Salmo 37:5).

 

Deixe um comentário