A queridinha do Brasil! Sabe quem é? A violeta, claro! - TOPVIEW

A queridinha do Brasil! Sabe quem é? A violeta, claro!

A violeta é uma flor simples e delicada, símbolo do amor na Grécia antiga, a flor pode ser usada na indústria homeopática e na perfumaria

Compartilhe

Quem nunca teve uma violeta em casa que atire a primeira pedra! As violetas são delicadas e sutis, sendo uma das flores mais cultivadas nas residências de todo o Brasil. De toque e textura aveludados, as violetas são vendidas em pequenos vasos, nos quais podem ser mantidas durante muito tempo – até por isso podem ser consideradas lembranças ideais para quem ama flor, mas não consegue ter aquele cuidado exemplar. A cor mais tradicional e característica das pétalas é o roxo azulado intenso, cor que não poderia ter recebido outro nome se não violeta.


Pelo seu fácil cultivo, as violetas são alvo de vários processos de hibridização. Produtores alteram a composição original e personalizam a flor para que resulte em novas cores, tamanhos e formatos.

Hoje, elas ganharam o mundo e somam mais de 500 espécies. Por isso, encontramos uma grande variedade dessa planta, como, por exemplo, as violetas bordadas e as violetas dobradas, bem diferentes do formato tradicional que conhecemos. 

Que tal fazer uma poção do amor?

Na Grécia Antiga, as violetas eram muito usadas para o preparo de poções do amor, que serviriam para atrair os casais apaixonados. E o poder da flor é tão grande, que ela foi considerada símbolo de uma das paixões do Deus mitológico Zeus.

Mas ela também tem outras propriedades comprovadas! A violeta já foi usada também para adoçar os alimentos e para arranjos de cabeça, que preveniam e curavam as dores. No século XIX a violeta foi usada também em tratamentos homeopáticos para doenças como a sinusite, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Além das propriedades já exploradas da planta, a indústria da perfumaria utiliza as violetas para produzir essências florais.

A queridinha das casas brasileiras

As violetas costumam decorar casas e janelas, já que se desenvolvem bem em lugares fechados, expostas apenas à luz natural do dia. Outro benefício de usá-las na decoração, é que elas tem um longo período de floração, permanecendo floridas durante boa parte do ano.

Além disso, as violetas são pequenas, alcançando até 20cm e ficam ótimas em floreiras e em vasos baixos, que podem ser distribuídos em qualquer lugar da casa.

 
 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Obrigado por me ajudar a crescer. Ideia para os pequeninos presentearem a mamãe! ❤️

Uma publicação compartilhada por Chilflor Floricultura (@chilflor) em

Leia mais:
ALÔ, REALEZA! Conheça a Peônia, a flor preferida de Meghan Markle

In this article

Join the Conversation