SELF

The children of the future

A importância de uma educação sustentável

Lembro que, durante a live de inauguração da minha Embaixada de Sustentabilidade perguntaram-me, se eu tinha planos ou trabalhos relacionados à educação ambiental. Enquanto os meus projetos nessa área ainda não saíram do papel, nesta edição, venho apresentar a Ybyram, uma startup de educação sustentável gamificada que merece a sua atenção.

Sabemos que as novas gerações têm em mãos o poder da mudança e de tornar o mundo um lugar melhor, mas, para isso acontecer, crianças e jovens precisam receber uma educação ambiental moderna e, acima de tudo, efetiva.

Fundada pelas sócias Nicolle Sayuri, advogada, especialista e mestre em Direito Socioambiental e Sustentabilidade pela PUCPR, e Gabriela Mondini, pesquisadora na área das Ciências Biológicas, a Ybyram é composta por uma equipe multidisciplinar formada por game designers, game developers, pedagogas, roteiristas, ilustrador e uma equipe de comunicação, além do apoio da aceleradora Hotmilk Ecossistema de Inovação da PUCPR e do Programa Centelha. O nome da startup vem do tupi-guarani, pela combinação das palavras “yvy” (terra) e “va’erã” (futuro), representando o resgate de saberes e a relação sustentável do ser humano com o meio ambiente.

O primeiro produto desenvolvido pela startup é um jogo mobile destinado às escolas, para que as crianças se engajem mais nos estudos e se preparem para uma pauta em ascensão, que é a sustentabilidade. Indicado para a faixa etária de 9 a 11 anos, o jogo tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os “5 P’s” da Agenda 2030 das Nações Unidas pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.

A proposta é oferecer conteúdos didáticos dentro de um roteiro sustentável. “Acreditamos que a sustentabilidade só é eficiente quando se supera barreiras sociais e econômicas. Portanto, buscamos não só levar o jogo para as escolas privadas como, também, para as públicas. Não obstante, temos estudado como doá-lo para comunidades mais remotas, a depender de parcerias para isso”, relatou a fundadora Nicolle.

Para alcançar objetivos como esses, a startup conta com um financiamento coletivo e também está buscando escolas parceiras que aceitem validar a ferramenta. A meu ver, além de um exemplo de tecnologia e inovação, a Ybyram é uma ferramenta necessária para o desenvolvimento sustentável das crianças do futuro.

3 DICAS PARA CONECTAR CRIANÇAS COM O MEIO AMBIENTE

Vermicompostagem

(Foto: divulgação)

Além de aprender sobre a reciclagem de matéria orgânica, a criança também percebe o impacto do desperdício de alimentos.

Manual para super-heróis

(Foto: divulgação)

A obra interativa é de autoria de Laila Zaid, que também é mãe, e traz 12 missões para as crianças participarem da mudança no mundo.

Criação de joaninhas 

(Foto: divulgação)

O kit educativo JoaNinho foi criado para conscientizar as crianças sobre a importância das joaninhas na natureza. Ele contém joaninhas de verdade para serem criadas, observadas e depois soltas.

*Coluna originalmente publicada na edição #251 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário