SELF SUSTENTABILIDADE

Dia Mundial dos Oceanos: conheça marcas que reaproveitam resíduos dos oceanos

Sustentabilidade é um desafio enfrentado pela indústria da moda. Veja como algumas marcas aproveitam resíduo dos oceanos para criar peças

A sustentabilidade é um desafio enfrentado pela indústria da moda, sobretudo, a gestão de resíduos. Anualmente, mais de 13 milhões de toneladas de lixo são despejados no mar, de acordo com a ONG Ocean Conservancy. 0,5 milhão deles vêm de microfibras resultantes das lavagens de roupa. Além disso, há o descarte de tecidos, agulhas e embalagens das roupas.

Mas, algumas marcas estão dispostas a minimizar este impacto: conheça labels que aproveitam resíduos plásticos dos oceanos para criar suas peças. 

Reformation

A campanha da Reformation afirma que “estar nu é a opção mais sustentável, nós somos a segunda”, para lembrar ao consumidor de que as roupas da marca buscam sustentabilidade. As roupas de praia da Reformation são feitas com ECONYL®, tecnologia que recicla os plásticos retirados de oceanos para criar tecidos.

Chilli Beans

A brasileira Chilli Beans, marca de óculos e acessórios, criou a coleção Eco. Os óculos, relógios e cases foram criados com plástico retirado de oceanos. Além disso, parte do lucro da coleção foi destinada para a ONG Eco Local Brasil, que trabalha para a limpeza e conservação de praias do país. 

Conscious

A marca portuguesa Conscious, de moda praia, usa a mesma tecnologia da Reformation: ECONYL®, de transformação de lixo do oceano em nylon. A empresa defende que este material “reduz o impacto do aquecimento global do nylon em até 80% em comparação com o material normal do petróleo”.

Amaro

A Amaro não conta com peças produzidas com resíduos recolhidos dos oceanos. Mas a embalagem que protege os produtos é feita com a reciclagem de plásticos retirados do litoral do país. A empresa tem o título de 100% carbono negativo, o que significa que ela elimina mais CO2 do que emite para o Planeta. 

Adidas

A Adidas tem uma parceria com a rede Parley for the Oceans, que atua para a conscientização, preservação e limpeza dos oceanos. A rede já atuou com Stella McCartney em 2019. Os tênis, jaquetas e acessórios das linhas “Adidas x Parley” e “Primeblue” usam plástico retirado do oceano na fabricação. 

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