Você tem inchaço nas pernas? Confira 5 dicas para evita-las - TOPVIEW

Confira 5 dicas para evitar inchaço nas pernas

Dr. Jamil Victor de Oliveira Mariúba explica alguns motivos de inchaços nas pernas

Compartilhe

É muito comum que pessoas que ficam paradas por um longo período na mesma posição reclamem de inchaço nas pernas. Por exemplo, ficar sentado por muito tempo pode provocar problemas de circulação e retenção de líquidos nas pernas e pés, ocasionando dores, inchaços e doenças como varizes e trombose.

Conforme Dr. Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em angiologia e cirurgia vascular e parceiro da SIGVARIS GROUP, há o risco de aparecerem doenças vasculares, porque a circulação fica inativa, possibilitando a formação de coágulos que bloqueiam o fluxo de sangue na região das pernas.

Além disso, o especialista explica: “A ativação da circulação sanguínea local é essencial para evitar que problemas vasculares apareçam, como dores, sensação de peso, inchaços e criação de vasos”.

Cinco dicas para evitar o inchaço nas pernas

1. Tenha uma boa alimentação De 0 a 10: que nota você daria para a alimentação do seu filho?— uma rotina alimentar saudável e equilibrada pode evitar o acúmulo de gorduras e líquidos, além de beneficiar o funcionamento correto do corpo.

2. Hidrate-se — é importante manter-se hidratado, tomando bastante água ao longo do dia. Isso contribui para o bom funcionamento dos rins e previne o acúmulo de impurezas no organismo.

3. Evite o consumo de álcool e cigarro — as bebidas alcoólicas e o cigarro prejudicam o organismo, pois há um excesso de substâncias nocivas, que podem promover uma série de doenças, como problemas cardiovasculares, câncer, problemas hepáticos, entre outros.

4. Pratique atividade física regularmente — a natureza de nosso corpo é estar em movimento, portanto, é essencial praticar, sempre que possível, atividades físicas, como caminhadas. Isso vai ajudar a manter a circulação sanguínea, evitar o acúmulo e a criação de vasos sanguíneos nas pernas, e estimular os músculos. Além disso, o exercício ajuda a eliminar impurezas do organismo.

5. Utilize meias ou canelitos de compressão graduada — a compressão graduada atua com mais intensidade no tornozelo e menor intensidade no sentido da coxa, promovendo o direcionamento correto do fluxo venoso. Com isso, podemos observar uma nítida melhora na circulação sanguínea e evitar a sensação de pernas pesadas e cansadas.

In this article

Join the Conversation