SELF SAúDE

5 fakes e uma verdade sobre miomas uterinos

As redes sociais têm muitas informações sobre saúde feminina, mas é necessário tomar cuidado com as mentiras

De acordo com Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o problema dos miomas pode acometer 50% das mulheres em idade fértil. O mioma é um tumor uterino benigno que se desenvolve a partir do tecido muscular, mas não são todos os casos que desenvolvem complicações mais graves à saúde.

LEIA TAMBÉM: New age: reposição hormonal ameniza efeitos da menopausa

Apesar de ser uma doença bem comum, muitas pessoas ainda acreditam em fake news ou informações incorretas sobre os miomas. O  Médico Ginecologista e Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), Marcos Tcherniakovsky, detalha cinco fakes comuns e uma verdade sobre os miomas uterinos mais vistos nas redes. Confira:

Fakes

1. O mioma sempre é tratado com cirurgia

Mesmo havendo sintomas, nem sempre é necessária a intervenção cirúrgica. Além dos medicamentos usados para controlar o tamanho e desconfortos do problema, é possível contar com métodos não invasivos ou minimamente invasivos para o tratamento.

2. Não afetam a fertilidade

LEIA TAMBÉM: 5 vantagens em fazer cirurgias plásticas no outono

Miomas podem dificultar a gravidez em alguns casos, dependendo da localização, tamanho e quantidade. É importante buscar a orientação de um médico especializado antes de qualquer autodiagnóstico feito nas redes sociais.

3. Só surgem em mulheres mais velhas

Embora seja mais comum em mulheres acima dos 30 anos, os miomas uterinos podem surgir em qualquer mulher em idade reprodutiva.

4. Sempre causam sintomas

Nem todas as mulheres com miomas apresentam sintomas. Em alguns casos, os miomas são descobertos durante exames de rotina ou por outros motivos.

LEIA TAMBÉM: Mindfulness: não deixe que desistir de torne um hábito

5. Eles desaparecem sozinhos

Miomas não desaparecem sozinhos e podem crescer ao longo do tempo. É importante buscar acompanhamento médico e tratamento adequado assim que sentir algum desconforto.

Verdade

1. Mioma não vira câncer

Se não tratado, o mioma pode comprometer o funcionamento dos órgãos como intestino e bexiga devido ao crescimento dos mesmos, mas não se torna cancerígeno. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento com o especialista e o check-up no mínimo anual com o ginecologista.

Deixe um comentário