Nutrindo o conhecimento
Você já deve ter lido ou ouvido a famosa frase: “Nós somos o que comemos”. Então, se o nosso corpo reflete o que ingerimos, será que a nossa mente segue a mesma lógica? E como ter uma mente saudável para aprender e viver melhor?
A resposta a essas indagações está no nosso dia a dia. Manter hábitos saudáveis nutre o nosso corpo e também a nossa mente, para termos o melhor aproveitamento no processo de aprendizado. O cansaço mental afeta duas funções cognitivas que são fundamentais para a aprendizagem: a atenção e a memória – além de impactar também na criatividade e no foco em soluções. Dessa forma, manter uma rotina saudável é premissa para que o nosso cérebro faça uma boa distribuição do seu gasto de energia, que, segundo estudos da neurociência, corresponde a 20% da nossa energia corporal.
“Alimentar o cérebro, assim como nossas emoções, é tão vital quanto alimentar o corpo.”
A receita é simples. No entanto, cada vez mais, fazer o simples tem se tornado algo extremamente complexo, por conta dos inúmeros estímulos e da ansiedade que nos rodeia. Outro fator que não podemos descartar é o quanto as emoções afetam o desenvolvimento de nossas crianças e, sobretudo, seu processo de aprendizagem.
Alimentar o cérebro, assim como as nossas emoções, é tão vital quanto alimentar o corpo. Mais do que “manter-se em pé”, temos que preparar nossas crianças e jovens para se manterem adequadamente nutridos: fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Receitas de vida que, juntas, farão do indivíduo um ser completo e verdadeiramente saudável.
Ações que mantêm uma mente saudável
- Sono regulado
- Tempo controlado de exposição a telas
- Alimentação rica em vitaminas
- Hábito da leitura
- Prática de exercícios físicos
- Atividades de lazer
- Interação social
- Descanso
*Matéria originalmente publicada na edição #266 da revista TOPVIEW.