SELF

Os desafios de ensino e aprendizagem para as crianças em 2022

O ambiente de convívio pode ser um fator fundamental para a formação

Você já parou para refletir sobre o quanto um ambiente influencia nas emoções? E, por sua vez, no quanto elas afetam as suas decisões e a forma como você percebe o mundo ao seu redor? 

Provavelmente, nessa reflexão surgiram lembranças que, neste momento, não consigo mensurar. Porém, é fundamental, quando falamos em ensino-aprendizagem, pensarmos no quanto nossos contextos influenciam nesse desenvolvimento – e principalmente quando falamos de nossas crianças. “O meio, no sentido imediato dessa palavra, modifica-se para a crianças em cada faixa etária”, disse o psicólogo Lev Vygotsky, um dos mais influentes teóricos da educação. Mas qual é a relação desses aspectos apresentados com os desafios de ensino e aprendizagem para crianças em 2022?

Os últimos dois anos foram marcados pela terrível pandemia que assolou a humanidade, trazendo transformações principalmente nas questões sociais, emocionais e ambientais. O isolamento social e o aumento das interações no mundo digital são grandes marcos deste momento. Crianças que brincavam nos parques, ficaram muitas vezes “presas” às telas. Bebês que necessitavam da interação com os diversos ambientes, também estavam com esse espaço limitado. O aumento nos casos de ansiedade e outros distúrbios foi significativo. 

No entanto, esse panorama não deve ser visto como desesperador mas, sim, como um impulso à reflexão e a implantação de práticas inovadoras que já estavam marcando o início do nosso século na educação, pautada na liberdade e mais humanizada, além de ser apta a ensinar alunos a dominarem suas capacidades físicas, psicológicas e emocionais, pensando no desenvolvimento da potencialidade de cada criança – como um ser único. Essa é a filosofia educacional Réggio Emilia, base da educação infantil no Colégio Amplação.

Esse processo de ensino-aprendizagem não ocorre somente na escola. Por essa razão, o envolvimento da família é primordial. Educar o cérebro da criança é a grande chave para vencer os desafios.

Além disso, entender a mente dos pequenos será fundamental para vencer os desafios educacionais em 2022. A formação deles depende das informações que recebem diariamente, do ambiente que os cercam, e onde passam mais tempo – certamente que na escola e em suas casas. Estimulando e cultivando emoções positivas, estamos potencializando a aprendizagem das nossas crianças rumo a um futuro promissor.

 

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PRIMORDIAIS

 

  • Observar se os ambientes em que a criança está proporciona a interação social, o ato de brincar, a criatividade e o acolhimento
  • Entender que as emoções da criança são um espelho do seu estado mental
  • Dosar o uso da tecnologia na infância
  • Incentivar atividades que envolvam o desenvolvimento da motricidade
  • Conectar-se com a criança por meio dos conflitos dela.
  • Lembrar que entender e orientar é melhor do que punir
  • Ser exemplo de boas ações e costumes que você deseja que a criança tenha

 

*Matéria originalmente publicada na edição #265 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário