Guia da vida sustentável: Conheça produtos substituíveis - TOPVIEW

GUIA DA VIDA SUSTENTÁVEL: Conheça produtos que podem ser substituídos e diminuem o caos ambiental

Além de reduzir a quantidade de lixo, as alternativas também ajudam no bolso dos consumidores

361 0
Compartilhe

Não é novidade que o nosso planeta está morrendo um pouquinho a cada dia. Os desastres ambientais estão mais caóticos e frequentes e, claro, o ser humano tem grande culpa no cartório quando se trata deste assunto!

Dados da ONU Meio Ambiente apontam que, todos os anos, cerca de 8 a 13 milhões de toneladas (!!) de plástico chegam aos oceanos e, de todo o plástico produzido, apenas 9% foi reciclado. O problema não é o plástico em si, mas a maneira como nós utilizamos desenfreadamente e descartamos as milhares de embalagens com tanta facilidade – e nem sempre no local correto.

Pensando em maneiras de minimizar o impacto dos lixos no meio ambiente – e, consequentemente, em todo o ecossistema – muitas pessoas e marcas estão desenvolvendo soluções, ou melhor, substituições sustentáveis que contribuem não só para essa causa, mas para o uso de produtos naturais que não agridem tanto o próprio corpo e ainda pesam menos no bolso! Muito interessante!

Para isso, apresentamos a vocês o Guia da Vida Sustentável! Descubra alguns dos produtos que podem ser substituídos e aposte você também em um mundo melhor e não tóxico! <3

Substituições sustentáveis

Pasta e escova de dente

 

Foto: reprodução Pinterest

A internet está a nosso alcance para que a gente possa pesquisar muuuito! São várias as receitas de creme dental caseiro que você vai encontrar navegando e, além de serem sustentáveis – zero embalagens-, são feitas com produtos 100% naturais como argila, óleos essenciais, bicarbonato de sódio e outros ingredientes. #ADEUSINDUSTRIALIZADOS

A escova de dente feita de plástico – que demora aproximadamente 100 anos para se decompor – pode facilmente ser substituída pelo material de bambu, que é altamente durável e se decompõe bem mais rápido do que as convencionais.

Canudos e copos descartáveis

 

Foto: reprodução Pinterest

Não dá pra imaginar que produtos tão pequenos como estes causam um estrago tão grande nos oceanos, não é mesmo? É por isso que eles devem ser abolidos do mercado o mais rápido possível, afinal, são muito usados e têm uma vida útil curtíssima!

Os canudinhos de plásticos podem ser substituídos por canudos feitos com materiais resistentes e duradouros, como acrílico, vidro e alumínio, além daqueles que são feitos de papel. Isso mesmo! Os canudos ecológicos estão a venda nos mais diversos sites com diferentes opções de tamanho e limpadores. Já os copos plásticos, esses podem ser substituídos por copos retráteis de silicone, canecas e squeezes.

Desodorantes

 

Foto: reprodução do Instagram da Consultora de Moda Sustentável, Giovanna Nader

Você sabia que o alumínio presente na composição dos desodorantes pode provocar câncer de mama? Já está mais do que na hora de eliminar isso da sua vida! Conheça a pedra hume, mineral composto de alúmen de potássio, um antitranspirante 100% natural. A aplicação é muito simples: molhar a pedra e passar sobre a pele. Ela tem efeito adstringente que evita o mau cheiro e a transpiração.

O óleo de coco, bicarbonato de sódio, leite de magnésia e o amido de milho também são componentes desodorantes naturais que vão te ajudar a substituir o desodorante industrializado!

Guardanapos

 

Foto: reprodução Pinterest

Lembra daqueles lencinhos, muito usados antigamente, que – geralmente homens- usavam no bolso de camisas e paletós? Eles podem muito bem ser usados no lugar dos guardanapos. Além da facilidade de ter um lenço que cabe em qualquer bolso, você não leva mais papel para o lixão. Usou, é só lavar e reutilizar!

Absorventes

 

Foto: reprodução Pinterest

Aqui falamos de um assunto completamente normal e nem um pouco vergonhoso. Estipula-se que as mulheres usam cerca de 240 absorventes em um ano. Já imaginou o tanto de lixo que isso dá em 30 anos? Apresento a vocês, o famoso – e um tabu- coletor menstrual.

Muitas de nós sentimos receio e um pequeno preconceito com o uso do coletor, mas se parar para pensar, ele só traz benefícios! Além do valor economizado em compras de absorvente todos os meses, a redução do impacto no meio ambiente é GIGANTESCA! O coletor possui vida útil de aproximadamente 10 anos e é muito elogiado pelas consumidoras – que podem escolher o melhor tamanho de acordo com o próprio corpo. O uso diário suporta até 12 horas de proteção.

Além disso, que mulher nunca foi à praia naqueles dias e ficou desconfortável, sem poder aproveitar o mar o curtir o solzão a vontade? A outra brilhante solução para os absorventes são as calcinhas e biquínis absorventes! A marca Pantys desenvolve modelos diferentes para os mais variados ciclos menstruais, mas todos eles são confortáveis,  possuem tecidos de secagem rápida, à prova d’água, respiráveis e anti-bactérias. I-N-C-R-Í-V-EL!

Sacos plásticos para as lixeiras

 

Foto: reprodução Pinterest

Será que precisamos mesmo colocar o nosso lixo de banheiro (papel higiênico, fio dental, cotonetes e absorventes) em sacolinhas de plástico? Não é uma necessidade! Você pode trocar as sacolas por sacos de pão – de papel- que iriam pro lixo ou até mesmo depositar os resíduos diretamente no lixo, sem usar o plástico, lembrando de higienizar a lixeira com água fervente e um pouquinho de limpador multiuso.

Outra opção bacana é fazer o próprio saco de lixo com qualquer tipo de papel, seja de jornais, encartes, o que você tiver! E como fazer isso? Origami! É isso mesmo! A engenheira ambiental Aline Matulja mostra um tutorial incrível no “destaques” dos stories que se chama “Origami” e ensina a fazer o novo lixo sustentável, dá uma olhadinha!

Algodão

 

Foto: reprodução Pinterest

Para diminuir ainda mais o nosso lixo caseiro, um dos itens de fácil substituição é o algodão. Uma boa dica são os discos reutilizáveis de crochê, que podem ser comprados ou feitos por você mesm@! Também vale fazer o próprio disquinho através do recorte de (algumas) camisetas de algodão que você não usa mais e a ajudinha da linha e agulha! Depois de limpar a make do rosto, você pode lavar os disquinhos com água e sabão e ele estará novinho em folha!

“Mas, e para remover o esmalte das unhas?”, você deve estar se perguntando. Existem produtos próprios para remoção de esmalte, (como esse aqui da Sephora) que tiram a cor com um simples “afundar de dedo”. Além disso, você pode fazer o seu próprio removedor de esmalte com um recipiente, uma bucha artesanal e acetona!

Bucha

 

Foto: reprodução Pinterest

Para quê comprar uma bucha cheia de componentes químicos agressivos quando se pode pegar uma bucha natural do pé da árvore? Isso mesmo! A bucha vegetal vem de uma planta trepadeira do gênero Luffa e é biodegradável, podendo ser usada tanto para tomar banho quanto para lavar louça – e o melhor: ela não risca! A gente pira!

Cotonetes

 

Foto: reprodução Pinterest

Os cotonetes fazem parte do grupo dos pequenos-grandes vilões ambientais. Eles também têm um acesso fácil ao desemboque no oceano e são, muitas vezes, confundidos por alimentos pelos animais marinhos. Já imaginou, né? É por isso que você pode adquirir os cotonetes que possuem hastes de papelão e são biodegradáveis. O uso é o mesmo, mas você contribui com a diminuição dos lixos e com a morte dos animais marinhos também! <3

Sachês de chá

 

Foto: reprodução Freepik

Tudo o que vem de forma natural é mais gostoso, concorda? Assim, os chás também estão dentro desse grupo. Por que comprar sachês de chá, que são descartáveis e feitos de materiais poluentes, se você pode simplesmente ferver as ervas naturais e depois coar? Muito melhor! Aliás, existem recipientes furadinhos – que atuam como um sachê – onde você coloca a sua erva e aproveita o chá da mesma maneira!

Coador de café

 

Foto: reprodução Pinterest

Já experimentou trocar o coador de papel por um de pano? Além da redução de gastos com a compra do papel e no descarte do lixo, o coador de pano passa o café e ainda dá aquele gostinho extra de uma boa bebida natural, do jeitinho que a gente gosta!

Demaquilante

 

Foto: reprodução Pinterest

Você com certeza já deve ter ouvido falar do óleo de coco, estou certa? O produtinho natural favorito das blogueiras e daquel@s que amam a praticidade de um produto tudo em um! O óleo de coco, entre tantas funções, também atua como um excelente demaquilante. Ele remove toda a maquiagem, além de deixar a pele bem hidratada. Depois do uso é só lavar a pele e aproveitar a sensação de limpeza!

Neste Artigo

Converse com a Gente