Estou ansioso, meditação funciona mesmo?
Tomados pelo medo causado pelas incertezas do momento atual, somos inundados por pensamentos e emoções que se transformam em hormônios que causam ansiedade.
Nos primeiros dias de isolamento, me vi obrigado a ficar em casa 24 horas por dia, depois de quase 3 anos num ritmo ininterrupto de viagens, visitas à clientes, cafés, almoços, natação, corrida, jantares, etcetera. Ainda sem saber como ficaria tudo, fechamos o escritório por no mínimo 30 dias. O resultado disso foi ansiedade.
Decidi então pensar em algo para me ajudar. Voltando no tempo, tive o primeiro contato com a meditação em 2001 numa palestra do Lama brasileiro Padma Samten. Passei a praticar, parei por um longo tempo, mas há 2 anos voltei semanalmente, aos sábados pela manhã com dois aplicativos para me guiar (Simple Habit e BrainWave).
Diante desse cenário pensei em intensificar e passei a meditar diariamente
Acordo as 6h30, vou para outro cômodo, sento-me de maneira confortável e fico por 45-60 minutos meditando. Os resultados são impressionantes, difíceis de explicar em palavras, mas posso garantir que a ansiedade foi reduzida drasticamente e minha criatividade aumentou muito.
Quero lhe convidar a tentar meditar 5 minutos por dia, por alguns dias, e sentir a diferença que pode fazer. Aos incrédulos, reuni 6 evidências de que a meditação realmente lhe ajuda a viver, trabalhar e pensar melhor:
1 – A meditação aumenta a massa cinzenta de regiões cerebrais ligadas a calma e cognição
A Universidade de Harvard comprovou em 2011 que após 8 semanas de meditação, houve aumento da massa cinzenta em regiões ligadas a calma e cognição.
2 – A meditação previne depressão e reduz sintomas de doenças como esclerose múltipla
O mesmo estudo conduzido por Harvard em conjunto com o MIT (Massachussets Institute of Technology) provou que praticantes de meditação com depressão e doenças como esclerose múltipla apresentaram melhoras significativas em seus quadros de sintomas e crises.
3 – Você pode praticar meditação em qualquer lugar e em qualquer momento
A meditação é uma prática semelhante a um exercício físico, quanto mais for feita, mais benefícios traz para sua saúde. Para meditar, você precisa de no mínimo 5 minutos para fechar os olhos e prestar atenção a sua inspiração e expiração. Essa prática vai trazer sua mente de volta ao momento presente e consequentemente tranquilidade.
4 – A meditação vai lhe ajudar a reagir de maneira mais consciente e calma para resolver problemas e tomar decisões
Um estudo da Universidade de Yale mostra que quem medita constantemente muda o modo padrão do cérebro quando está meditando e quando não está. Ou seja, a mudança de estrutura cerebral vai lhe ajudar quando se deparar com situações ruins e a aproveitar de maneira mais consciente os momentos bons do cotidiano.
5 – A meditação funciona como um mecanismo contra o envelhecimento
Antes desses estudos, acreditava-se que somente perdíamos neurônios durante a vida. Sonia Brucki do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia diz que “Agora, sabemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades como a meditação fazem a estrutura do cérebro mudar.”
6 – Pessoas que meditam menos de 30 minutos por dia afirmam viver melhor após menos de 1 ano
Em um pesquisa feita por mim com praticantes de meditação, fiz uma pergunta aos que meditam há menos de 1 ano: “Se pudesse descrever em poucas palavras, quais os maiores benefícios da prática?”. Dentre as inúmeras respostas recebi: melhora do sono; tranquilidade; pensamentos organizados; menos ansiedade.
Meditação não é para monges nem seres iluminados. É uma prática simples e física que vai lhe ajudar imensamente. Comece hoje por 5 minutos e depois conte aqui sua experiência. Um abraço!
Sobre o colunista
Diego Godoy é headhunter e sócio da Easy2Recruit – RecrutamentoFacil.com. Trabalhou em empresas multinacionais do segmento de serviços profissionais como PwC, Michael Page e Walt Disney Company. Também é fundador do Projeto Um Por Cento, reconhecido como iniciativa oficial pelo ACNUR e que trabalha na recolocação de refugiados no mercado de trabalho do Brasil.