SELF ESPORTE

Bike indoor: confira os efeitos da prática no organismo

A diretora técnica do grupo Velocity, Ana Paula Simões, explica as diferentes etapas que os alunos vivenciam durante uma aula de Bike Indoor

Exercícios físicos são essenciais para a saúde e o ciclismo é uma ótima opção para se manter em forma. Mas é essencial encontrar um esporte que tenha feat com o seu lifestyle para que o exercício seja prazeroso. Mesmo para quem esse match perfeito só acontece com atividades em ambientes fechados, a bike é uma opção. Nestes casos, pode-se buscar pela Bike indoor.

Também conhecida como Spinning, além de movimentar o corpo como um todo, a atividade conta com uma série de estímulos sensoriais. A Diretora Técnica da Velocity, studios-boutique de bike indoor do Brasil, Ana Paula Simões, explica o que acontece no seu corpo durante uma aula:

Logo nos primeiros minutos de aula

Entrando na aula, a primeira coisa é o aquecimento. Ele proporciona o aumento da temperatura corporal, e através das músicas, a sensação de bem-estar.  A música exerce um papel de acolhimento junto das orientações do professor, trazendo o aluno para o momento presente. Assim, ele percebe o corpo e se alinha com o momento, para que fique firme e utilize a respiração de maneira consciente. 

LEIA TAMBÉM: #Runners: como melhorar o rendimento nas corridas de rua

Durante a aula

Durante a aula, uma vez que o aluno já está focado no exercício e no momento presente, ele passa a usar a música como uma ferramenta de relaxamento e perceber como o corpo reage e executa os movimentos. Isto faz com que neurotransmissores sejam liberados no organismo. Os principais são a serotonina, responsável pela sensação de satisfação e bem-estar, a dopamina, conhecida como o hormônio da felicidade, e a endorfina, inibidora de estresse e irritação.

Tudo isso aliado à condução inspiracional do professor e ao sentimento de pertencimento ao grupo que está pedalando junto, em sincronia, produz sensações positivas que atuam no gerenciamento do estresse. 

Pós-aula

Logo após o fim do treino, ficam as sensações de bem-estar físico e mental. Os alunos que fazem a aula no período da manhã, por exemplo, usam o momento do treino para iniciar o dia mais alerta e com mais disposição. Aulas à tarde podem auxiliar com o alívio de estresse entre períodos de trabalho mais intensos, permitindo a reconexão com o próprio corpo e a liberação de sentimentos de bem-estar para continuar com as atividades. No final do dia, os treinos podem ser usados para extravasar e promover relaxamento e a sensação de prazer.

LEIA TAMBÉM: #Fitness: mitos e verdades sobre os efeitos da musculação e do cardio no treino

Além disso, a ida de forma regular às aulas possibilita a criação de uma comunidade engajada que faz com que o aluno se sinta pertencente e estabeleça novas conexões. Assim, manter a regularidade nos treinos e uma alimentação balanceada podem ser a chave para garantir todos esses benefícios a longo prazo e uma vida mais saudável, equilibrada e cheia de motivação.

Deixe um comentário