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Drive vegan!

O mercado automobilístico de luxo mostra que é possível – e é tendência – ter um carro cruelty-free

Faz um bom tempo que o mercado vegano, ou seja, de produtos que não têm nenhum componente vindo de origem animal, deixou de ser uma tendência para se tornar um nicho extremamente relevante. De acordo com a última pesquisa do IBOPE Inteligência (2018), por exemplo, 40% das pessoas disseram que consumiriam mais produtos veganos se eles tivessem o mesmo valor daqueles que elas estão acostumadas a consumir.

Ao contrário do que muitos imaginam, a área de abrangência de mercadorias veganas não se restringe somente a produtos alimentícios. Cosméticos sem itens de origem animal, roupas e calçados são alguns exemplos de produção plant-based. Em 2019, inclusive, aconteceu a primeira Semana de Moda Vegana, em Los Angeles (EUA), com o slogan “cruelty free é o novo luxo”.

(Foto: Divulgação | Tesla)

Quando se fala de luxo no automobilismo, tema desta edição, automaticamente pensamos em alta tecnologia, conforto e design impecável. O que parece inusitado, porém, é realidade. Marcas como Audi*, Volvo, Tesla e BMW já oferecem carros veganos, ou seja, construídos sem o uso de produtos animais – que, geralmente, estão presentes no banco de couro, nos pneus e no acabamento. A norte-americana Tesla conta com assentos sem peles de animais desde 2017 – e todo o interior do modelo Tesla Model X é vegano.

(Foto: Divulgação | Volvo)

A sueca Volvo, por sua vez, divulgou que o modelo Polestar 2 terá uma cabine completamente livre de materiais com compostos de origem animal. “Nós projetamos um interior padrão vegan com tecidos avançados, e isso atrairá o público que possui um pensamento vanguardista”, declarou Maximilian Missoni, chefe de design da Polestar, na época em que o modelo foi revelado.

(Foto: Divulgação | Volvo)

No Brasil, os carros veganos ainda não estão disponíveis e, sim, apenas os modelos com conceito ecológico. A Volvo é um exemplo. A marca oferece o modelo XC60 Híbrido com seu interior em tecido sustentável. Segundo o gerente de produto e preço da Volvo Car Brasil, Bruno Galli, “é uma opção para os clientes que buscam minimizar seu impacto ambiental, contribuindo para o meio ambiente”.

*Procurada pela reportagem, a Audi optou por não explorar o modelo vegano na reportagem pelo fato de ele ainda não estar disponível no Brasil.

*Matéria originalmente publicada na edição 247 da revista TOPVIEW. 

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