Corpo & Mente: 5 técnicas práticas para treinar pilates em casa!
O pilates é um conjunto de exercícios criado na Alemanha que visa o controle e conexão total entre o corpo e a mente! Ele pode ser feito no solo ou com equipamentos, mas, com a quarentena, a opção solo é a mais acessível.
Para o corpo ficar em movimento neste período, Amélia Whitaker, empresária e entusiasta da vida saudável, criou uma série de conteúdos com exercícios para fazer em casa. A monitoria da série foi feita pelo instrutor Claudio Vazzolla, diretor do estúdio Criah Movimento. Confira as técnicas a seguir!
1. Double Leg Stretch
De costas ao solo, com a cabeça e os ombros levemente elevados abrace as pernas, segure os tornozelos e faça a posição de conchinha no mesmo instante que você inala. Em seguida, inspire devagar e faça simultaneamente o alongamento dos braços atrás da cabeça e das pernas à frente. O movimento ativa o abdômen, os adutores, coxas, glúteos e os membros superiores.
2. Single Straight Leg Stretch
As pernas trabalham trocando simultaneamente enquanto o tronco fica em flexão para frente. O exercício é capaz de ativar toda a musculatura de membros inferiores como a coxa, glúteo e abdominais. Os superiores também são trabalhados quando você segura as pernas lá em cima nos tornozelos. O single straight leg stretch é indicado para quem precisa fortalecer a musculatura com o objetivo que a energia flua em todo o corpo.
3. Roll over
Posicione com firmeza as costas no chão e os braços ao lado do corpo. Em seguida, com as palmas para baixo, eleve as pernas sobre a cabeça até um ângulo de 45 graus. A atividade é boa para aliviar o estresse da coluna e do corpo, além de massagear os órgãos.
4. Bicycle
Eleve as pernas e ajuste as mãos nos quadris para manter o corpo estável. Em seguida, faça o movimento como se estivesse pedalando só que de cabeça para baixo. O movimento estimula o sistema linfático, além de incitar a eliminação de toxinas, aliviar o estresse da musculatura posterior e fortalecer a musculatura de pernas e o abdômen.
5. Seal
Sente-se com os joelhos dobrados. Em seguida, segure o lado de fora dos seus calcanhares, passando por dentro dos joelhos e ao redor do seu pé. Mantenha a espinha flexionada e balance as costas. A exercício é dinâmico e desafiador, já que você precisa fazer basicamente o movimento da “foca”.
A série com os exercícios podem ser conferidas no perfil da Amélia Whitaker (clique). Nos próximos dias as postagens serão de yoga e funcional!