SELF COMPORTAMENTO

Sororidade: por que precisamos falar sobre isso?

Mulheres, uni-vos!

Sei que, nesta edição, o tema é “construção”, porém, quero trazer aqui uma outra forma de construir: a edificação de uma sociedade feminina cujo sentimento primordial seja a sororidade.

Conversando com algumas mulheres, descobri que poucas sabiam o que o termo significa. Originária do latim “soror”, “sororidade” quer dizer “irmãs”. “Fraternidade feminina”. É desconstruir a rivalidade entre as mulheres e ressaltar a necessidade de respeito, união, igualdade, afeto, admiração, solidariedade, amizade e empatia.

Estamos conscientes de nossas capacidades e de nossos talentos! Cada vez mais, ocupamos espaços merecidos no mundo. Sabemos que ainda não galgamos todo o caminho, por vários motivos. Um deles, creio eu, é a falta de sororidade. Mas como é esse sentimento na prática? O que nós, mulheres, devemos fazer para internalizá-lo e colocá-lo em nossas relações?

Pergunto: quantas vezes você se sentiu julgada por outra mulher? Quantas vezes você sentiu que uma outra mulher a fazia sentir como uma concorrente – e não uma aliada? Quantas vezes você foi desrespeitada por outras mulheres quando estava acompanhada e ela olhava para o seu companheiro?

Pergunte a um homem se ele já viveu essas situações. Ele poderá até dizer que “sim”, mas as ocorrências são infinitamente menores. Ouve-se muito sobre a união masculina – e ela é real!

Não seria esse o motivo pelo qual perdemos espaços preciosos, por desperdiçamos energia na pequenez das nossas competições?

Ter empatia não quer dizer que precisamos gostar de todas as mulheres, mas, sim, percebê-las, respeitá-las e identificar-se com elas. Saber que elas também lutam as mesmas batalhas que as suas.

Reconhecer as conquistas umas das outras, elogiar merecidamente, reforçar, admirar, ter orgulho em ser representada por mulheres atuantes, guerreiras e competentes.

Esses são alguns exercícios e sentimentos que podemos alimentar para atingirmos essa evolução feminina. É preciso repensar, canalizar nossas energias para aquilo que realmente nos fará crescer, conquistar cada vez mais espaços, alcançar voos mais altos e deixar um mundo melhor para nossas netas. Orgulho em ser mulher! Orgulho das mulheres! 


Livros para refletir sobre o tema:  

SORORIDADE
Europa

VAMOS JUNTAS? O GUIA DA SORORIDADE PARA TODAS
Galera

SÍNDROME DA IMPOSTORA: POR QUE NUNCA NOS ACHAMOS BOAS O SUFICIENTE?
Academia

*Matéria originalmente publicada na edição #254 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário