SELF COMPORTAMENTO

Saúde emocional vale nota extra

Educar os jovens emocionalmente nas escolas pode ser essencial para ajudá-los a enfrentar a fase dos vestibulares e das escolhas da vida

Estamos preparando nossos jovens para serem bem-sucedidos e saudáveis emocionalmente? Essa questão está se tornando central no debate educacional. As escolas estão
sendo desafiadas a abraçar a saúde mental como um pilar da educação, promovendo uma cultura em que o bem-estar emocional dos estudantes recebe tanto foco quanto sucesso acadêmico.

Reconhecendo que emoções influenciam diretamente a capacidade de aprendizado, a atenção, a memória e a tomada de decisões, a inteligência emocional se torna um componente essencial, posicionada ao lado de disciplinas tradicionais, como matemática e ciências. As instituições que adotam essa visão holística, integrando habilidades socioemocionais no currículo, estão redefinindo o sucesso educacional para incluir a capacidade de gerenciar emoções, desenvolver empatia e fomentar colaboração.

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Esta abordagem socioemocional fornece aos estudantes uma base robusta para enfrentar não apenas os desafios acadêmicos, como vestibulares e escolha de carreiras, mas também as inevitáveis pressões psicológicas associadas a estas etapas decisivas. Ao cultivar habilidades na como resiliência, autoconhecimento e gestão de stress, as escolas preparam os jovens com as ferramentas necessárias para navegar com sucesso e saúde emocional pelos caminhos complexos da vida adulta e profissional.

As aulas dedicadas a esse campo buscam não só entender as emoções, mas, também, como elas podem ser expressas e gerenciadas de maneira saudável, visando ao bem-estar geral dos alunos e preparando-os para uma sociedade cada vez mais interconectada. Essa educação integral se mostra vital, pois prepara os alunos não só para alcançarem seus objetivos acadêmicos como, também, para construírem uma carreira gratificante e equilibra- da em um mundo em constante mudança.

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Um exemplo dessa inovação é o Colégio Amplação, que incorpora as competências socioemocionais desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ele está pavimentando o caminho para que os estudantes se preparem para exames e para os desafios emocionais e sociais da vida contemporânea. Esse colégio destaca-se também pela iniciativa “Família Faz Escola”, um programa que envolve os pais em workshops sobre neurociência afetiva, reforçando a saúde emocional como uma prioridade compartilhada e criando uma comunidade educacional resiliente e integrada.

Saúde Emocional: que termo é esse?

Inteligência Emocional

É a habilidade de compreender e gerir as próprias emoções e as dos outros. Introduzida por Salovey e Mayer e popularizada por Daniel Goleman nos anos 90, envolve autoconsciência, autorregulação e habilidades sociais, sendo essencial para o sucesso pessoal e interpessoal.

Socioemocional

Refere-se às competências que integram o manejo das emoções e interações sociais, como manter relacionamentos, empatia e tomada de decisão responsável. Diferencia-se da inteligência emocional por enfatizar o aspecto social do comportamento.

Indicações de livros sobre o tema

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente

(Foto: divulgação)

PERMISSÃO PARA SENTIR

Como Compreender Nossas Emoções.

(Foto: divulgação)

*Matéria originalmente publicada na edição #282 + #283 da revista TOPVIEW.

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