SELF COMPORTAMENTO

Mini Weddings: a tendência de casamentos da geração millennial

Eventos com tamanho e público reduzido tornam o momento mais intimista e são a aposta mais frequente da geração millennial

Subir ao altar de véu e grinalda já não é mais a prioridade da maioria das noivas da geração millennial. Nos últimos anos, os casamentos passaram a ser menos formais e mais intimista. Além disso, a média de tempo de relacionamento antes da união estável aumentou. Segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), em 2022, a idade média das noivas, que era de 29 anos, passou a ser 33, enquanto a dos homens subiu de 32 para 35 anos.

Dentre os diversos motivos para o casamento tardio estão a formação profissional e a independência financeira. Casar só se torna uma opção dentre os millennials quando é economicamente viável, porém, não deixa de ser um sonho. Conforme dados da Arpen, o número de uniões civis aumentou em quase 10% em janeiro deste ano, após mudanças na lei em prol da desburocratização e redução dos custos do processo. 

Com um olhar voltado para esse público, surgiram os “mini weddings“, ou casamentos pequenos, mais intimistas e promovidos em espaços diferentes, como cartórios, hotéis, salões de festa e até mesmo no jardim de casa.  

Vantagens de realizar um mini weddings

Com a redução no número de convidados e no espaço do evento, outras vontades dos noivos podem ser realizadas, seja na lua de mel, no dia a dia ou até mesmo na própria cerimônia, em locais que fogem do tradicional. “Os espaços mais procurados para realização de casamentos no hotel são o terraço a céu aberto e o restaurante Trinitas, por serem ambientes que proporcionam momentos únicos e completos”, exemplifica o diretor do hotel NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque.

Terraço do NH Curitiba The Five, espaço procurado para casamentos ao ar livre
(Foto: Divulgação/NH Hotels)

O local, que recebe um público predominantemente corporativo, passou a utilizar a estrutura para a realização das cerimônias mais intimistas, além de oferecer a hospedagem aos convidados. “Percebemos um crescimento na procura pelos mini weddings. Em média, temos ao menos uma consulta por semana em busca desse estilo de evento”, complementa.

Intimismo e conexões

Redução no número de convidados e espaços diferentes são característica da tendência de “mini weddings”
(Foto: Pexels)

A grande aposta para esses eventos é o intimismo, já que os convidados são mais próximos dos noivos. A tendência dos “mini weddings” não dita padrões de decoração, muito pelo contrário: a história do casal e sua relação com cada um dos presentes movem a atmosfera da cerimônia. “A liberdade no roteiro é outro grande diferencial desse formato em comparação aos casamentos tradicionais, que pode seguir ou não a habitual decoração florida, em tons claros e harmônicos, por exemplo. A criatividade também pode ser aplicada no buffet, que pode ser um almoço, brunch ou jantar, dependendo do horário escolhido”, finaliza Albuquerque.

Deixe um comentário